Aceleração da pandemia leva as cidades da região para a Fase Laranja do Plano S. Paulo

Também haverá restrições totais em todo o estado no período noturno, de segunda a sexta-feira, e nos próximos finais de semana

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, (22/01), a reclassificação do Plano São Paulo e as cidades da região (Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Nova Odessa e Monte Mor) retrocederam para a Fase Laranja. Além disso, haverá restrições totais em todo o estado no período noturno, das 20h às 6h, de segunda a sexta-feira. A mesma regra valerá por todo o dia nos próximos finais de semana (30 e 31/1 e 06 e 07/02).
As medidas mais restritivas, que entram em vigor a partir de segunda-feira (25/01), foram anunciadas por conta do aumento dos índices da pandemia.
A maior preocupação é o avanço rápido da doença no estado, que já registra aumento de 42% no número de novos casos e de 39% de óbitos nos primeiros 21 dias de janeiro, em comparação com o mesmo período de dezembro. As taxas de ocupação hospitalar permanecem em ascensão.
Na terceira semana epidemiológica de 2021, o governo de São Paulo constatou aceleração da pandemia no mundo e em todo o Brasil. O mesmo ocorre no estado. Nos últimos 45 dias, constatou-se uma circulação mais intensa do vírus. Objetivando reduzir esta dinâmica no estado e seguindo recomendações do Comitê de Contingenciamento, o Plano SP foi recalibrado para conter o vírus.
A taxa atual de ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 71%. Em vista disso, o estado está reforçando o sistema com 756 novos leitos intensivos e de enfermaria em hospitais estaduais, até o final do mês. O hospital de campanha de Heliópolis também será reativado na estrutura interna do prédio do Ambulatório Médico de Especialidades, na zona Sul da Capital, que volta a operar com 24 leitos intensivos. A retomada do hospital de campanha e a ampliação da rede é fruto de análise técnica e de planejamento com base no monitoramento do cenário e visando assegurar atendimento igualitário à população.

REGRAS
Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

Sábado, 23 de Janeiro de 2021

Veja Também

Retorno de aulas presenciais em Nova Odessa também é adiado para abril

Município acompanhou a decisão de outras cidades da RMC e estabeleceu nova data para ‘abertura’ ...