Hortolândia instala novo coletor de pilhas e baterias usadas

Você pode ajudar na proteção do meio ambiente com atitudes simples. Uma delas é fazer o descarte correto de pilhas e baterias usadas. Para estimular a população a ter este hábito, a Prefeitura de Hortolândia acaba de instalar um novo coletor desses materiais na cidade. O equipamento está colocado na Papelaria Fabiano, localizada na rua Antônio Fernandes Leite, 254, Jardim Santa Izabel. Atualmente, o município conta com 10 coletores, incluindo o recém-instalado.
Por meio desta ação, a Prefeitura fortalece a coleta seletiva de materiais recicláveis na cidade. Os equipamentos foram doados pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), do qual Hortolândia faz parte. O consórcio é responsável pela retirada das pilhas e baterias dos coletores e encaminha o material para uma empresa de reciclagem.
Os primeiros coletores foram instalados no final do ano passado. Para que a população consiga identificá-los, os coletores são de cor alaranjada e têm um adesivo do consórcio colado na parte frontal. Podem ser descartadas pilhas e baterias que são utilizadas em celulares e outros tipos de aparelhos eletroeletrônicos. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os coletores foram instalados em estabelecimentos que comercializam pilhas e baterias e em locais com grande circulação de pessoas, entre os quais o Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura.
A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elaine Cristina de Sousa, explica que pilhas e baterias devem ser descartadas separadamente de resíduos orgânicos e de outros tipos de materiais recicláveis porque contêm metais pesados tóxicos, tais como chumbo, mercúrio e cádmio. Estes elementos podem contaminar o meio ambiente e, com isso, causar graves malefícios à saúde humana.
“A Prefeitura faz a parte dela ao viabilizar os coletores. Assim, é importante que a população se conscientize e também faça a parte dela ao utilizar os equipamentos para fazer o descarte correto de pilhas e baterias”, salienta Elaine.

PEVS
Além destes 10 coletores, a população pode fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) da Prefeitura existentes na cidade. Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros.

Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021

Veja Também

Marcelo Tomateiro morre aos 48 anos por complicações decorrentes da Covid

Referência no mundo do rodeio, na produção de tomate e no ramo imobiliário, empresário faleceu ...