Avalie os possíveis riscos

Como todo procedimento cirúrgico, as cirurgias plásticas também podem oferecer algum tipo de risco e gerar algumas complicações. A escolha certa do local e do profissional garante mais segurança diminui o risco, mas também é preciso avaliar todas as possibilidades de complicações pós-cirúrgicas. “Muitos pacientes têm dúvidas com relação às cicatrizes, por exemplo. É uma questão que precisa ser discutida porque a cicatriz faz parte do processo. Mas fatores como o cuidado pós-operatório e a habilidade do cirurgião é que vão determinar o quão visível esta cicatriz vai ficar”, diz.

Faça um check-up – antes de se submeter a uma cirurgia plástica, é preciso uma investigação completa para saber exatamente como está a sua saúde. Os exames de sangue e coração, entre outros, precisam estar em dia para evitar riscos durante o procedimento. “O paciente também precisa saber se tem algum tipo de alergia ou reação à anestesia, por exemplo”, comenta Eberlin. O cirurgião observa que o paciente só é liberado para fazer a cirurgia se os exames pré-operatórios estiverem em ordem.

Mudanças de hábitos – a prática de hábitos saudáveis como exercícios físicos e alimentação balanceada são essenciais para a saúde e o bem- -estar. E para quem está planejando uma cirurgia plástica, uma rotina saudável é ainda mais importante. Aproveite o período de preparação para adquirir hábitos saudáveis. Pratique exercícios regulares. Eles ajudam a fortalecer o sistema cardiovascular e respiratório. Melhore a alimentação, reduzindo o consumo de açúcar e gordura. Diminua ou corte o consumo de bebida alcoólica e suspenda o cigarro. Fumar compromete a função cardiovascular e pulmonar, aumentando os riscos durante e após o procedimento. Os pulmões dos fumantes, por exemplo, não respondem da mesma forma que os dos não fumantes à anestesia, o que aumenta os riscos. Além disto, os fumantes têm processo de recuperação mais longo e a cicatrização é prejudicada. Estas mudanças de hábito, ainda que por pouco tempo, vão trazer inúmeros benefícios. Mas se conseguir adequar-se à nova rotina, melhor ainda.
No dia da cirurgia, tenha um acompanhante – no dia da cirurgia é importante estar acompanhado de alguém de confiança. Um parente ou amigo que possa permanecer no hospital durante todo o tempo do procedimento e também após a cirurgia, quando o paciente vai precisar de apoio. Samir Eberlin explica que a presença de uma pessoa de confiança é importante não apenas para o auxílio de atividades corriqueiras, como refeições e hora do banho. “O apoio psicológico e emocional também é fundamental no período pós-cirúrgico”, comenta.

Recuperação – o cuidado pós-operatório é fundamental para o sucesso da cirurgia. E para isto, é necessário todo um planejamento que assegure uma recuperação tranquila, em todos os detalhes. É preciso deixar a casa confortável e abastecida, com medicamentos próximos a sua cama, por exemplo. “Parece um detalhe, mas imagine ter de levantar toda vez que precisar tomar um remédio ou uma água”, observa o cirurgião plástico. Se você tem filhos, precisa organizar quem vai cuidar das crianças, levar para a escola. O paciente também precisa estar consciente do período em que não poderá carregar peso ou subir escadas, por exemplo, para ajeitar estes detalhes em casa.

Cuidados com a alimentação – as frituras e os alimentos com muito açúcar afetam a circulação do sangue, o que prejudica o processo de cicatrização. Nos primeiros dias após a cirurgia, a recomendação é comer mais vezes durante o dia, mas porções menores, para evitar problemas intestinais. Eberlin explica ainda que cada cirurgia exige uma dieta diferente e que todas as informações são passadas aos pacientes antes da alta hospitalar.

Tratamento pós-operatório – como já reforçamos aqui, os cuidados no pós-operatório são fundamentais para o sucesso da cirurgia E alguns procedimentos exigem cuidados estéticos, como drenagem linfática, para auxiliar na recuperação e acelerar os resultados. Em cirurgias de grande porte, como abdominoplastia e lipoaspiração, por exemplo, a massagem é indicada porque contribui na eliminação de líquidos e evita o aparecimento de fibroses. Por isso, antes de realizar a cirurgia, escolha também um bom profissional capacitado para realizar os cuidados estéticos.

Domingo, 17 de Janeiro de 2021

Veja Também

Guardas de Sumaré fazem avaliação para renovação de porte de arma

Avaliar o conhecimento e as técnicas dos agentes de segurança pública. Com essa finalidade a ...