N. Odessa amplia leitos de Unidade Respiratória

Criação de novos leitos em uma área no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acilio Carreon Garcia para Covid-19 está em estudo

A Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, que concentra o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios na rede municipal de Saúde de Nova Odessa, vai ganhar nos próximos dias mais quatro leitos de cuidados urgentes (multiplicando por três o total deste tipo de leito). Além disto, diversas melhorias na infraestrutura de atendimento estão sendo feitas.
“Antes, eram apenas seis leitos na internação da UR, sendo dois na urgência e quatro de observação, na parte interna. Com esta ampliação, serão criados mais quatro leitos de urgência, chegando a seis, além de uma melhor estrutura de atendimento. Estamos ganhando um suporte maior nos casos graves”, comentou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD).
Segundo a Secretaria de Saúde, a demanda de pacientes na UR tem aumentado consideravelmente nos últimos dias. No dia 1º de janeiro, por exemplo, foram realizados 35 atendimentos, e quatro pacientes tiveram de ser internados. No dia 03/01, foram 57 atendimentos, com cinco internados. “A partir do dia 04/01, a demanda começou a subir e não caiu mais. Na última terça-feira, dia 12/01, chegamos a 117 atendimentos, 12 internos e dois pacientes entubados”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Nivaldo Luís Rodrigues.

HOSPITAL MUNICIPAL
Outra possibilidade em é utilizar uma área no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acilio Carreon Garcia, que fica isolada do restante do prédio, para a criação imediata de até oito novos leitos para a internação de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A área escolhida conta inclusive com entrada exclusiva e já conta com toda a infraestrutura para a internação.
“Neste espaço, os quartos já têm uma boa estrutura de atendimento a atenção. Com isso, os pacientes seriam atendidos na Unidade Respiratória, ficariam em observação e, se necessário internar, viriam para esse novo espaço, mantendo total isolamento dos outros pacientes internados no Hospital. São medidas necessárias para dar conta do atendimento crescente da Covid-19. Porém, eu insisto que o melhor é a prevenção: as pessoas devem manter os cuidados, com uso de máscaras, higienização com álcool a 70% e mantendo o distanciamento social”, completou o secretário Nivaldo Luís Rodrigues.

Leitinho pleiteia emenda de R$ 250 mil para a Saúde
O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), recebeu na última quinta-feira (14/01) os assessores parlamentares da deputada estadual Valéria Bolsonaro (PSL), Hayde Marinho, e da deputada federal Carla Zambelli (PSL), Silvio Franco. O prefeito foi acompanhado do chefe de Gabinete, Coronel Carlos Fanti.
Durante o encontro, Leitinho entregou aos assessores um ofício endereçado à deputada Valéria Bolsonaro pleiteando a destinação de emenda parlamentar na ordem de R$ 250 mil para investimentos na rede municipal de Saúde de Nova Odessa. “Nosso governo fará um forte trabalho de busca de recursos, tanto na esfera estadual, quanto na federal. As emendas contribuirão na realização de obras e serviços, em benefício da nossa comunidade”, destacou Leitinho.
Os assessores parlamentares deixaram claro que os gabinetes das deputadas estão “de portas abertas” para o município de Nova Odessa, não apenas para encaminhamento de emendas, mas também para o fomento de projetos oriundos do estado e da união. “Os gabinetes estão à disposição do prefeito e, sem dúvida, podemos auxiliar na conquista de projetos de interesse da cidade”, comentou Hayde.

Sábado, 16 de Janeiro de 2021

Veja Também

Unidade Respiratória do Alvorada recebe nova rede de oxigênio

Garantir o suprimento de oxigênio nos leitos da UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, unidade ...