Vacinação em Nova Odessa será no Ginásio Santa Rosa

Plano anunciado pela prefeitura segue as datas do planejamento do governo estadual

Nova Odessa deve iniciar a vacinação contra a Covid-19 no dia 25 de janeiro, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O ginásio será especialmente preparado para receber o programa de imunização. A logística para a vacinação contará com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da GCM (Guarda Civil Municipal), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social e de todos os demais setores da prefeitura.
Para a aplicação da vacina, serão destacados três técnicos de Enfermagem, com um enfermeiro padrão na supervisão, além de três recepcionistas, guardas municipais e mais dez pessoas na equipe de apoio.
Ontem, o prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), recebeu o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, com apoio do Núcleo Interno de Planejamento e Combate ao Coronavírus.
De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, a previsão é que as datas e fases sigam o planejamento já divulgado pelo governo estadual. Nesta primeira etapa, cerca de 650 profissionais da Saúde residentes no município serão vacinados. Em seguida, a partir de 8 de fevereiro, será a vez dos idosos com 75 anos ou mais. No dia 15 de fevereiro, começa a vacinação das pessoas com idades entre 70 e 74 anos. Já no dia 22 de fevereiro, é a vez de quem tem entre 65 e 69 anos tomar a vacina. A partir do dia 1º de março, idosos entre 60 e 64 anos poderão ser imunizados.
No total, a previsão é a de atender a um público de 5.722 idosos da cidade, fora os profissionais da Saúde, totalizando cerca de 6,3 mil munícipes desses dois grupos priorizados pelo estado.
Segundo as informações da prefeitura, a segunda dose da vacina será aplicada 21 dias após o paciente receber a primeira, também no Ginásio do Santa Rosa. O início da aplicação da segunda dose para o último grupo prioritário acontecerá, assim, em 22 de março.

OUTROS GRUPOS
Posteriormente, numa terceira etapa com datas e locais ainda a serem definidos e divulgados, devem ser vacinados os portadores de algumas comorbidades, como diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer e obesidade grave (IMC≥40).
E, na quarta etapa da campanha, serão contemplados os profissionais de Segurança e Salvamento, professores e interno do sistema prisional (este último grupo não se aplica a Nova Odessa). Outros públicos-alvo serão imunizados na sequência, conforme as determinações dos órgãos superiores de Saúde (Estado e Ministério).
Em todos os casos, para receber a dose da vacina em Nova Odessa, vai ser preciso levar ao posto de vacinação um documento com foto, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e um comprovante de residência atualizado na cidade.

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021

Veja Também

Região segue na Fase Amarela, apesar do aumento de casos

Paulínia entrou em estado de alerta; ocupação hospitalar de pacientes graves está acima de 80% ...