‘Picos’ de energia na Captação do Rio Atibaia afetam abastecimento de água

Intermitência no fornecimento de energia elétrica causou vazamento em uma das adutoras de água bruta até a ETA 2

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de Saneamento (Água e Esgoto) de Sumaré, informou por volta das 12h30 da quarta-feira (02/12) que “picos” no abastecimento de energia elétrica na Estação de Captação de água bruta do Rio Atibaia poderiam afetar os níveis dos reservatórios que abastecem 43 bairros das regiões de Nova Veneza, Matão e Área Cura ao longo da própria quarta-feira.
Isto porque, durante a noite de terça-feira (1º/12) e a manhã de ontem, ocorreram picos de energia na captação, afetando o funcionamento das bombas. Situada em território de Paulínia, a captação do Atibaia atende exclusivamente à ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, do Parque Itália, na região do Maria Antonia, que serve a cerca de 70% da população de Sumaré.
“Por conta desta intermitência (no fornecimento de energia elétrica), houve um vazamento em uma das adutoras de água bruta responsável por transportar a água da Captação até a ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, no Parque Itália, afetando assim o processo de tratamento e distribuição de água para essas três regiões da cidade”, explicou a empresa.
Ainda segundo a BRK, o fornecimento de energia já havia sido normalizado ontem mesmo, mas a concessionária está realizando o reparo na adutora de água bruta da captação até a ETA 2. “Por conta disso, podem ocorrer oscilações no abastecimento de água ao longo desta quarta-feira, dia 02/12. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na madrugada desta quinta-feira, dia 03/12”, adiantou a concessionária.
Diante da situação, a BRK Ambiental “reforça a importância do consumo consciente por parte da população”. Os bairros que poderiam ter o abastecimento de água afetado eram o Altos de Rebouças, Jardim Dall’Orto, Jardim Santa Carolina, Jardim Volobueff, Parque Residencial Salerno, Jardim Maria Luiza, Jardim Recanto dos Sonhos, Parque Itália, Parque Sevilha, Jardim Dom Bosco 1, Jardim Inocoop, Residencial Emilio Bosco, Condomínio Jatobá, Jardim Barcelona, Jardim Casa Verde, Jardim das Estâncias, Jardim Eunice, Jardim Martins, Jardim Minesota, Jardim Nova Terra, Jardim Paraíso 1, Jardim Paraíso 2, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Julia, Jardim Santa Rosa, Jardim São Gerônimo, Jardim São Luis, Parque Fantinatti, Parque Residencial Regina, Residencial Ideal Flamboyant, Residencial Parque Pavan, Vila Diva, Chácara Novo Horizonte, Parque Progresso 1, Parque Progresso 2, Jardim Lucia, Conjunto Habitacional CDHU, Jardim Aclimação, Jardim Bom Retiro, Jardim São Judas Tadeu 1, Parque Bandeirantes, Residencial Recanto das Árvores, Vila Operaria.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio dos seguintes canais: telefone 0800 771-0001 (a ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia), site www.brkambiental.com.br/sumare e redes sociais da BRK Ambiental.

MELHORIAS
A BRK vem realizando melhorias na Captação do Atibaia ao longo dos últimos anos. Mais recentemente, por exemplo, a empresa instalou válvulas com atuadores elétricos que possibilitam a automatização dos registros na captação. Em outubro, foi feita instalação de quatro comportas no canal de entrada da captação, a troca de válvulas presentes no sistema, a substituição de quatro equipamentos hidráulicos na adutora de água bruta e a substituição do cabeamento e dos disjuntores na sala de painéis.
A própria ETA 2 também está sendo modernizada pela empresa, ampliando a capacidade de tratamento e fornecimento de água a cerca de 190 mil habitantes de Sumaré. Recentemente, foi feita a implantação de um sistema de geração e dosagem de hipoclorito e na execução das novas instalações elétricas e de automação na estação de tratamento de água. Todas as instalações elétricas da ETA 2 estão sendo substituídas por novas, mais modernas e com maior potência, o que proporcionará maior segurança e melhor performance operacional.

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

Veja Também

Hortolândia: última etapa da campanha de castração será na próxima sexta-feira

Ainda não conseguiu levar seu cão ou gato para ser castrado? Então, fique ligado! A ...