Educação Ambiental na era digital: Comitês lançam na 6ª o ‘PCJ Virtual’

Projeto dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ vai mostrar as nascentes mais distantes do Rio Piracicaba

Uma descida virtual de bote que vai desde as nascentes mais distantes do Rio Piracicaba, na zona rural de Sapucaí-Mirim/MG, pelas águas do Rio Camanducaia Mineiro, que encontra o Rio Jaguari, no município de Extrema, ainda em Minas Gerais, passa pelas represas do Jaguari/Jacarei (Sistema Cantareira, em São Paulo), corta a região e chega a Piracicaba.
Trata-se do PCJ Virtual, um projeto da CT-EA (Câmara Técnica de Educação Ambiental) dos Comitês PCJ, e da Agência das Bacias PCJ, com o apoio da Sanasa Campinas, que utiliza a ferramenta de realidade virtual e de jogos eletrônicos para disseminar conhecimentos.
O projeto estrearia em março, mas devido à pandemia do Covid-19, o lançamento foi adiado para este mês de dezembro e acontece pela Internet no site da Agência das Bacias PCJ na sexta-feira, dia 04/12, a partir das 9h, no site www.agencia.baciaspcj.org.br.
“O Projeto PCJ Virtual é um material educativo que atende o objetivo da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, pois contribui para a implementação e o desenvolvimento das diferentes dimensões neste campo, sendo capaz de contemplar os conhecimentos relativos à questão socioambiental e a gestão dos recursos hídricos”, explicou a coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Vieira.
“Esta ferramenta lúdica traz possibilidades de trabalhar de forma interdisciplinar, assim como fomentar discussões e reflexões para difundir a compreensão de nossas bacias hidrográficas, fortalecendo e ampliando a construção coletiva e trocas de saberes acerca da realidade local. Para tanto, convidamos você para descer neste bote virtual, inspirando um processo educador que fomenta reflexões, promove informações e efetivos aprendizados”, concluiu.
Será disponibilizado a toda população o link para download do jogo “Tesouro das Águas”, que pode ser vivenciado com ou sem com óculos de realidade virtual. Cada interessado poderá passar por esta experiência no jogo virtual especialmente produzido para o projeto, que busca a conscientização em torno da proteção dos mananciais.
O projeto foi idealizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ e contratado pela Agência das Bacias PCJ, que irá acompanhar todas as atividades. “Os Comitês e a Agência das Bacias PCJ estão começando a usar essa tecnologia virtual para chegar mais próximos da população, em especial das crianças e adolescentes”, destacou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.
O material que será disponibilizado no site da Agência das Bacias PCJ poderá ser utilizado por educadores. Além dos links para download do jogo e do vídeo do jogo, também estará disponível uma “Carta aos Educadores” com os assuntos que podem ser abordados em sala de aula a partir do “Tesouro das Águas”.
Fique por dentro através do site da Agência das Bacias PCJ (www.agencia.baciaspcj.org.br) e das redes sociais Facebook e Instagram (@agenciapcj).

SOBRE
A Agência das Bacias PCJ é uma fundação criada pelos Comitês PCJ, em novembro de 2009, para prestar apoio ao seu funcionamento e atuar como sua secretaria executiva. É responsável pelo gerenciamento financeiro tanto dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso das águas nos rios de domínio da União como dos recursos arrecadados nos rios de domínio do estado de São Paulo.
Todas as demais ações da Agência das Bacias PCJ na área de comunicação, sistema de informações, projetos, gestão, ambiental, elaboração e implementação do Plano de Bacias, entre outras, também são deliberadas pelos Comitês PCJ.

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

Veja Também

Mais duas toneladas de criadouros do Aedes são retiradas do Jd. Santa Luiza

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa retirou do Jardim Santa Luiza, durante ...