Sumaré participa de lançamento do Plano Diretor Regional de Turismo

Cerimônia foi promovida pela Região Turística Bem Viver, composta por Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e outras cidades

Representantes da Prefeitura de Sumaré participaram na última quarta- -feira, dia 25/11, do lançamento do novo Plano Diretor Regional de Turismo. A elaboração do Plano teve duração de dois anos e foi desenvolvido pelos técnicos dos Departamentos de Turismo de cada cidade, em parceria com o Senac Americana.
A cerimônia foi online e promovida pela Região Turística Bem Viver, composta pelas cidades de Sumaré, Americana, Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, que somam uma população de 2.184.752 pessoas segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Plano Regional surgiu da necessidade de os municípios envolvidos no Mapa do Turismo Brasileiro diagnosticarem sua vocação turística e levantar seus produtos e potenciais turísticos, elaborar diretrizes e planos de ação a curto, médio e longo prazo para promover o desenvolvimento no Turismo de Tecnologia e de Negócios, além do Turismo Cultural, Ecológico, Ferroviário e Rural, entre outros.
Rotas turísticas foram criadas voltadas ao Turismo Rural, Turismo de Pesca, Turismo Cultural, Ecológico e Trilhas, Turismo Tecnológico e de Negócios. De toda forma, os atrativos indicados nas rotas poderão sofrer atualizações no decorrer da execução do plano.
“Este Plano dará subsídio e ferramentas aos municípios para o planejamento de execução das ações, captação de recursos em órgãos estaduais, federais, empresas e outras iniciativas privadas, possibilitando investimentos financeiros na região”, apontou a gestão sumareense em nota.
“Temos muito a oferecer em nossa cidade, e não medimos esforços para, juntamente com o nosso Conselho de Turismo e agora com o Plano regional, promover o desenvolvimento do setor e tornar nosso Município polo de turismo, gerando renda e empregos e estimulando que a população conheça as mais variadas formas de turismo de Sumaré”, destacou o prefeito da cidade, Luiz Dalben (Cidadania).
Em 2017, o Ministério do Turismo divulgou seu novo “Mapa do Turismo Brasileiro”. A edição mais recente do Mapa é de 2019.

CONSELHO
Sumaré conta também com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Sumaré), órgão vinculado à Prefeitura e que funciona como um instrumento de estímulo ao desenvolvimento turístico sumareense. A cidade possui vários atrativos turísticos, com forte tendência ao turismo business.
Por isso, o Comtur tem representantes de vários segmentos, tanto do setor público (Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico; Cultura, Esportes e Lazer; Meio Ambiente e Educação), e privado (Hotéis e Agências de Viagens, Guias de Turismo, Restaurantes e Bares, Artesãos, Assentamentos, Imprensa e Turismólogos).
Além de promover e estimular as atividades ligadas ao turismo sumareense é de atribuição do Comtur elaborar e aprovar o Calendário Turístico do Município, e monitorar o crescimento do turismo local, a partir da melhoria da prestação dos serviços turísticos oferecidos. Ou seja, atua na execução de diretrizes por meio dos órgãos municipais e dos serviços prestados pela iniciativa privada com o objetivo de prover a infraestrutura adequada ao fortalecimento do turismo em todos os seus segmentos, bem como o avanço da indústria turística.

Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020

Veja Também

Hortolândia castra 600 animais na primeira etapa da campanha de controle populacional

A Prefeitura de Hortolândia realizou a campanha de castração de cães e gatos, nesta semana. ...