BRK atualiza base de dados dos sistemas água e esgotamento sanitário da cidade de Sumaré

Informações são disponibilizadas em aplicativos e trazem mais agilidade para tomadas de decisões frente a problemas operacionais

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de Água e Esgoto de Sumaré, executa no município a atualização do Cadastro Técnico, um acervo de informações georreferenciadas dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. Por meio deste Cadastro Técnico é possível saber a localização das instalações, estações de tratamento de água e de esgoto, captações de água bruta, redes de distribuição de água e coletoras de esgoto, acessórios de redes, como registros e descargas, e pontos de disposição final de efluentes.
O trabalho de atualização teve início em novembro de 2019. Mais recentemente, em agosto de 2020, a versão mobile também passou por melhorias. O aplicativo disponibilizado é o AcGIS Explorer, e todos os funcionários da unidade têm acesso.
“O objetivo principal do cadastro é indicar para os técnicos e operadores da empresa o posicionamento de cada instalação dos sistemas de água e de esgoto, além de trazer os dados dessa instalação. Isso é importante porque permite maior agilidade na hora de fazer análises, estudos e manobras nos sistemas. Ou seja, se há um rompimento de rede, por exemplo, o encanador não precisa abrir uma vala para verificar o diâmetro e o material da rede. Com o cadastro técnico em mãos, ele consegue visualizar todas essas informações e realizar o reparo com maior agilidade”, explica Rafaella Lange, gerente de Operações da BRK Ambiental em Sumaré.
Para garantir o acesso a essas informações, a concessionária contratou uma empresa terceirizada que está realizando esse trabalho. Atualmente, 34,8% do cadastro está atualizado e a previsão é que, até o final do ano, 50% desse material já esteja concluído.
“Essa empresa parceira realiza o cadastramento utilizando equipamento de alta precisão (GPS RTK – que utiliza sinais de satélite para identificação dos pontos e faz sua correção por meio de uma estação de referência, com coordenadas previamente conhecidas. Com isso o GPS consegue atingir precisão milimétrica, essencial para cadastramento de redes e acessórios na área de saneamento). Após visita aos locais em campo, os dados são processados e inseridos na base de dados da BRK com auxílio do software ArcGIS. Todas as informações são armazenadas no banco de dados local e disponibilizadas para todos os funcionários por meio de um portal online e do aplicativo”, complementa a gerente.
Durante esse processo, os próprios funcionários em campo também contribuem para a atualização, ao identificarem alguma informação divergente no sistema. “A manutenção e atualização do cadastro técnico é importante para manter um nível elevado de confiabilidade e precisão dos estudos e ações que são guia dos por suas informações, assim como a operação do sistema de uma forma geral”, explica Lange.
A previsão é que esse trabalho seja concluído no final do ano de 2021. Em caso de dúvidas, a concessionária disponibiliza o telefone 0800 771-0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

RECOMENDAÇÕES
Diante da pandemia de Covid-19, a recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas é para que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais. O período também exige atenção redobrada com a limpeza e higiene pessoal e, nesse sentido, é fundamental alguns cuidados básicos para evitar o desperdício de água, o que pode também auxiliar no controle do orçamento, com a redução do consumo mensal.
Além disso, é importante realizar a correta utilização do sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte de resíduos nas redes coletoras de esgoto. “É sempre importante reforçar que a água é um dos recursos naturais mais importantes para garantir a sobrevivência humana, porém ele é finito e deve ser utilizado de forma consciente. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo mensal”, recomenda a gerente.
Confira dicas de como fazer o consumo consciente da água no https://consumoconsciente.brkambiental.com.br/.

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020

Veja Também

Escola do Legislativo de Monte Mor inicia ciclo de capacitação destinada a servidores e vereadores

Participantes recebem informações sobre processo legislativo, incluindo noções básicas sobre ordenamento jurídico A Elemmor (Escola ...