Professores da rede municipal de Hortolândia participam de formação sobre edição de vídeos

Cinquenta professores da rede municipal de Educação participaram, nesta quinta-feira (12/11), da formação prática “KineMaster: edição de vídeo pelo celular”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A formação foi ministrada pela pedagoga Mariane Fagundes, que atua no Departamento de Ciência e Tecnologia. A primeira turma participou das aulas de maneira remota, via plataforma Zoom.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, pelo menos 145 profissionais se inscreveram para participar da formação. Para atender a demanda dos interessados, serão abertas mais duas turmas e outras datas serão disponibilizadas. Os professores receberam com antecedência orientações sobre a realização do curso, tais como ter instalado o aplicativo KineMaster no telefone móvel, acessar a formação pelo notebook para que o celular ficasse disponível para a edição do vídeo. O KineMaster está disponível para Android e iOS na versão gratuita.
O objetivo da ação é conhecer o aplicativo, por meio de uma formação inicial que auxiliará na edição de vídeos de alta qualidade, bem como servir de novos conhecimentos das tecnologias educacionais para o aprimoramento das aulas online. O aplicativo funciona como um editor de vídeo completo para criar produções de alto nível, utilizando fotos, filmagens, músicas e permite gravar vídeo e áudio em tempo real, além de editar com precisão quadro a quadro, fazer corte e colagem, controlar a velocidade dos clipes, entre muitos outros recursos.
De acordo com a Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fabiana Rodrigues, a formação prática foi uma experiência enriquecedora. “Nós aceitamos o desafio de ensinar e a aprender dentro da perspectiva do ensino a distância.
A participação e o envolvimento dos professores ao longo do curso nos mostraram que estamos no caminho certo e temos muito a conhecer e compartilhar sobre as tecnologias digitais”, destacou Fabiana.
Para Mariane, o aplicativo tem funcionalidades bem completas e, em pouco tempo de utilização, os professores serão capazes de compreender sua utilidade como ferramenta de trabalho, útil na elaboração de aulas cada vez mais criativas. “Com certeza, esse primeiro encontro virtual provocou a curiosidade de conhecer mais sobre o aplicativo, trouxe um novo olhar das ferramentas, dos recursos disponíveis, oferecer dicas práticas, fáceis para aprimorar seus vídeos e que possam contribuir na metodologia do ensino remoto”, explicou ela.
Devido ao enfrentamento da Covid-19, as aulas presencias em Hortolândia estão suspensas desde 23 de março para os cerca de 26 mil alunos da Rede Municipal. Desde então, foi implantado o Ensino remoto, com a utilização do Blog Educação, seguindo orientações da legislação federal, estadual e municipal.

Sábado, 14 de Novembro de 2020

Veja Também

Conta de luz fica mais cara em dezembro, determina Agência

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu ...