Estado adota Ensino Integral em mais cinco escolas de Sumaré e Hortolândia

Número de EEs no PEI salta para 1.064; são 542 mil vagas para alunos dos anos finais do Fundamental e de todo o Médio

A Região de Campinas terá mais 68 escolas do PEI (Programa de Ensino Integral) em 2021. Em todo o Estado, serão 400 novas EEs (Escolas Estaduais) no programa no próximo ano letivo, sendo cinco delas em cidades da área de cobertura do Jornal Tribuna Liberal. A expansão foi anunciada na última semana pelo Governo do Estado. O total de unidades que funcionam nesta modalidade sobe, assim, de 364 em 2018 para 1.064 a partir de 2021, representando um aumento de quase 300% em dois anos.
Entre as unidades incluídas no programa, estão as EEs Professora Maria Ivone Martins Rosa, no Jardim Denadai, e Residencial Bordon, em Sumaré, e Professora Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales, no Jardim Amanda, Manoel Ignácio da Silva, na Vila São Francisco) e Professora Cristina de Souza Lobo, no Jardim Nova Europa, em Hortolândia.
“São 400 novas escolas que vão começar a funcionar a partir de fevereiro de 2021 em tempo integral. Com este aumento de 300% no número de escolas, o Ensino em Tempo Integral vai chegar a mais de 500 mil alunos. É o maior número de alunos em Ensino Integral em um estado no Brasil. E vamos seguir dentro do objetivo de ter mais escolas e mais alunos em tempo integral no Estado de São Paulo”, disse o governador João Doria (PSDB). As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica.
“A política de Ensino em Tempo Integral é prioridade para o nosso governo. A nossa meta de mil escolas para 2023 já foi alcançada com a adesão destas 400 novas unidades”, destacou o secretário da pasta, Rossieli Soares.
As novas 400 PEIs já estarão em funcionamento no próximo ano letivo de 2021. Elas vão ofertar 254 mil novas vagas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o Estado, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, fazia parte do programa 4% da rede, com 135 mil alunos. O PEI abrange agora quatro vezes mais estudantes desde 2019. O programa contempla 48% dos municípios paulistas. Com esta expansão, mais 82 cidades terão PEIs.

DEPUTADO
Quem celebrou o anúncio foi o deputado estadual Dirceu Dalben (PL), que segue trabalhando para que outras unidades também sejam contempladas na região de Campinas e em todo o Estado.
“No Ensino Integral, os alunos têm uma matriz curricular diferenciada, que inclui orientação de estudos, preparação para o mercado do trabalho, auxílio na elaboração de um projeto de vida, práticas experimentais, atividades culturais e esportivas. Tudo isso é essencial na formação dos nossos jovens, para que eles tenham um futuro com mais dignidade e qualidade de vida. Seguimos trabalhando para que este novo modelo de Educação alcance toda a Rede Estadual o mais breve possível”, comentou.

SOBRE O PEI
Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.
Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos. A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.

Alunos do Integral têm as melhores notas no Ideb
Dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2019 divulgados recentemente apontaram que as escolas do PEI de Ensino Médio de São Paulo cresceram 1,2 ponto em relação ao último indicador, enquanto as escolas da rede regular subiram 0,6.
As 33 escolas estaduais de São Paulo de Ensino Médio com melhores indicadores são todas integrantes do PEI. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o cenário se repete: nove das dez primeiras escolas da Rede Estadual de São Paulo com melhores notas do Ideb são do PEI.
“Estudos ainda mostram que o Ensino Integral aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. O investimento na modalidade ainda é uma das metas dos Planos Nacional e Estadual de Educação, que determinam que 50% das escolas devem oferecer o Ensino integral até 2024 e 2026, respectivamente”, finalizou o Governo.

Sábado, 7 de Novembro de 2020

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