Profissionais da Rede Municipal de Hortolândia participam de formação

Temas da capacitação incluíram educação, contemporaneidade e relações com o saber em tempos de pandemia e Ensino online

A tarde da última terça-feira (27/10) foi de muito entusiasmo e aprendizado para mais de 140 profissionais da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Hortolândia, alunos do curso de pós-graduação na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). No 1º Encontro Online, eles puderam participar de uma entrevista com Bernard Charlot sobre “Educação, Contemporaneidade e Relação com Saber”.
Charlot é livre docente em Educação pela Universidade de Paris X e autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e em mais 16 Países. Dedica-se ao estudo das relações com o saber, principalmente a relação dos alunos de classes populares com o saber escolar.
A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia visou oportunizar o diálogo e aprofundar os estudos no curso “Escola Pública: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”, cuja temática é estudada por meio das pesquisas e dos livros de Charlot. A atividade, com duas horas de duração, foi realizada a partir das 17 horas, via plataforma Zoom. O vídeo do encontro foi publicado no canal do Youtube da pós-graduação, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=hs2MB6DwF5M.
O encontro foi mediado por Flávio Caetano da Silva, da UFSCar, que conduziu toda a entrevista. Durante a formação, os profissionais puderam refletir sobre os novos desafios para o professor e para a escola, para que ela seja focada na humanização e valorização de cada aluno e profissional.
“É fundamental compreendermos que a escola não é apenas um lugar para ensinarmos coisas úteis ou coisas que os currículos dizem ser importantes. Sempre se fala da utilidade da escola. Já vi pesquisas que perguntam: ‘para que serve a escola?’. Essa questão não é boa, pois nos impõe a ideia de que a escola deve servir para alguma coisa e claro que ela serve. Mas existe uma pergunta muito mais ampla e deveria ser: ‘por que a escola é importante?’”, ressaltou o palestrante.
Durante o encontro, Charlot ressaltou ainda outros aspectos importantes para reflexão, entre eles as fake News, as chamadas notícias falsas. Com o acesso a informações cada vez mais facilitado e rápido, via internet, surgiu, segundo o filósofo, a “crise da verdade”. Existem muitas falsas verdades, por isso o professor deve realizar um trabalho crítico de procurar a veracidade das informações.
“Foi uma honra e um prazer pode fazer parte desse momento, de diálogo e interação com o professor Bernard e os demais presentes. Sem dúvida, uma oportunidade ímpar de aprendizado e reflexão, neste momento em que todos estamos sendo impactados pelos últimos acontecimentos e tantas mudanças fizemos, acima de tudo, presentes”, destacou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fabiana Rodrigues.
Com coordenação geral de Flávio Caetano da Silva, da UFSCar, o curso é realizado por meio de parceria de gestão com a diretora Fabiana Rodrigues e equipe de Coordenação Associada, composta por professores, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Ensino.
Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, o encontro foi um momento de grande aprendizado. “É muito importante podermos parar e refletir sobre o papel da escola e como a educação tem caminhado nas últimas décadas. O que me marcou bastante durante este encontro, algo sobre o qual já venho refletindo a respeito, foi o olhar do professor Charlot sobre a importância de a escola ser humanizada, valorizando cada aluno com as suas particularidades”, enfatizou a secretária.
O curso iniciou no dia 22 de abril. O objetivo da formação é refletir sobre como as relações sociais são construídas e como afetam o dia a dia das escolas. A oportunidade fortalece o debate do papel de cada um dentro da escola, uma vez que a formação abrange desde profissionais de zeladoria, professores, até gestores da Secretaria de Educação.

Sábado, 31 de Outubro de 2020

Veja Também

Pague Menos investe na segurança dos funcionários para prevenir os acidentes

Entre as principais ações da rede de supermercados, estão treinamentos e o incentivo ao uso ...