Sumaré compra novos rádios digitais criptografados para GCM e Bombeiros

Administração investiu R$ 236,9 mil na aquisição, realizada com recursos de convênio com a Agência Metropolitana

A GMC (Guarda Civil Municipal) e o Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré receberam um novo investimento: rádios digitais criptografados. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura por meio de convênio com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e têm por finalidade auxiliar o efetivo de ambas as corporações nos trabalhos diários, por meio do Cecom (Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento), que funciona 24 horas, agilizando o atendimento à população. Foram investidos R$ 236.980,00 na compra de 11 equipamentos.
De acordo com a comandante da GCM, Simone Nery, os rádios digitais criptografados dificultam a escuta da frequência e o rastreamento por pessoas mal-intencionadas. “Trabalhávamos neste projeto desde 2018, e com a celebração do convênio foi possível conquistar esta importante ferramenta de trabalho, tornando a comunicação mais segura com GPS, sem interferência, oferecendo mais segurança aos munícipes”, apontou.
“A segurança é uma das prioridades da atual gestão municipal em benefício da população sumareense. E os números positivos da Guarda Municipal – que atende ocorrências diversas, com ações que vão de operações Saturação a Bairro Seguro – são reflexos dos investimentos no setor”, destacou a gestão em nota.
Ano passado, por exemplo, foi implantado o uso de tablets nas viaturas para execução das Ordens de Serviço, inclusive que rendeu ao Município o título de “Projeto Inovador da RMC” no quesito tecnologia.
Além disso, todas as viaturas foram equipadas, proporcionando praticidade e agilidade na execução dos serviços. “Ou seja, além de gerar melhorias significativas na atuação dos guardas municipais, propiciou um ganho quanto à burocracia e a geração de estatísticas e mapeamento dos locais com mais índices. As chamadas são registradas, gravadas e armazenadas com data, hora, tempo de espera e providência adotada, gerando número de protocolo e estatísticas”, acrescentou a Prefeitura.
“Os rádios digitais, juntamente com os tablets, representam um avanço no quesito segurança dentro da proposta do Cecom – implantado em julho de 2018 pela Administração Municipal – que permite um melhor gerenciamento das informações, mapeamento mais específico das ocorrências e direcionamento do patrulhamento em tempo real. Esses investimentos contribuem de forma significativa para a segurança pública e proteção dos sumareenses. A tecnologia permite ação mais rápida e ajuda no planejamento preventivo nas áreas com mais problemas, atuando especificamente em cada região”, destacou a comandante da GCM.

ESCOLAS
As escolas municipais também passaram a ser monitoradas pelo Cecom. Entre outras aquisições, destacam-se uniformes completos para o efetivo, construção do muro e guarita do prédio da GCM, e o Plantão de Atendimento Psicológico oferecido quinzenalmente a guardas e bombeiros.
Já o Corpo de Bombeiros Municipal também recebeu novos equipamentos: sopradores para combate a incêndios florestais, conjuntos de aproximação para combate a incêndios, fardamento, botas cano longo, conjunto de roupas de apicultor, colares cervicais, encosto de cabeça para serviços de resgate, três CPUs, sopradores de folhas e vegetação e duas viaturas – uma de Resgate e uma de Salvamento.

Sexta-feira, 16 de Outubro de 2020

Veja Também

Polícia da capital prende homem com 20 ‘tijolos’ de maconha em Hortolândia

A Polícia Civil prendeu um homem de 22 anos por tráfico de drogas, na noite ...