Campanha ‘Outubro Rosa’ continua em Sumaré com ações e mamografias

A Campanha “Outubro Rosa 2020” continua em Sumaré. Além das atividades online de conscientização da população a respeito dos cuidados com a saúde feminina, principalmente para prevenir o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde vai ofertar neste ano 1.500 mamografias e prevê ações internas nas unidades de saúde, voltadas para os referenciados, com os cuidados necessários, incluindo palestras, Papanicolau e avaliação de método contraceptivo.
Já o cadastro para os exames de mamografia é realizado nas Tendas da Saúde, montadas nas feiras livres da cidade e na BEM (Base de Excelência da Mulher) Itinerante, localizada no Shopping ParkCity Sumaré, sempre respeitando as normas de proteção. Sob coordenação do Fundo Social de Solidariedade, a programação consta ainda de vídeos com mini palestras e orientações ao longo do mês, no Facebook da Prefeitura. A Melhor Idade também será beneficiada com vídeoaulas explicativas e de prevenção.
“Nos últimos anos, ofertamos mais de 26 mil mamografias, salvando vidas. Neste mês, mais 1.500 exames serão disponibilizados, oferecendo diagnósticos precoces e contribuindo para os cuidados e tratamentos. Basta procurar nossas Tendas da Saúde ou a Base de Excelência da Mulher Itinerante, que estão preparadas para receber as mulheres com carinho e proteção, e realizar o cadastro para o exame.
A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável e com qualidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli. “A prevenção começa pela informação, pela conscientização, e este é o trabalho que estamos desenvolvendo durante o mês. Este ano, devido à pandemia do coronavírus, não p o d e m o s realizar algumas das nossas tradicionais atividades de conscientização, como nossa grande caminhada rosa, porém, visando sempre à humanização na saúde, o atendimento adequado e com respeito à população, faremos ações online, mantendo o compromisso de conscientizar os moradores. Nossa campanha vem fazer um alerta às mulheres de que muitos problemas de saúde podem ser evitados se houver prevenção”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
Além das Feiras livres e da BEM (Base de Excelência da Mulher), o Outubro Rosa prevê atividades nas Unidades de Saúde da Atenção Primária, entre elas, palestras, Papanicolau e avaliação de método contraceptivo.
No dia 17 de outubro haverá uma palestra de “Planejamento Familiar”, das 8h30 às 10h, na Unidade do Vasconcelos. No mesmo dia, na Unidade Paraíso, acontece a “Campanha do Fique Sabendo”, das 9h às 15h. Na Unidade Nova Terra, com atendimento para os pacientes do Matão, será ofertado teste rápido de HIV e Sífilis. No dia 22 de outubro, tem palestra com o tema “Saúde da Mulher”, das 13h às 15h, na Unidade Lucélia; e agenda aberta do MAC (Método Anticoncepcional) na Unidade Ângelo Tomazin.

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2020

Veja Também

Estado de São Paulo tem menores taxas de casos e vítimas de homicídio do país

A efetividade do trabalho das polícias paulistas, especialmente desde o início da nova gestão, foi ...