Campinas descarta aula presencial na Rede Municipal ainda neste ano

As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Campinas serão retomadas somente no início de 2021. O anúncio foi feito quarta-feira (30/09) pelo prefeito Jonas Donizette, durante transmissão do vivo pelas redes sociais. A exceção é o Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas), cujas aulas serão retomadas na próxima quarta-feira, dia 07 de outubro, para 561 alunos dos últimos anos dos seus seis cursos técnicos.
A decisão foi tomada após consultas aos pais e aos conselhos de escolas (formados por pais, professores e alunos) e também à Câmara de Educação do órgão regional da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). “Essas instâncias apontaram para o não retorno das aulas presenciais neste ano”, explicou o prefeito.
No dia 08 de setembro, a Prefeitura encerrou uma consulta pública aos pais dos alunos da rede municipal, que deveriam manifestar o interesse pelo retorno ou não dos filhos às aulas presenciais. O resultado foi que 80% deles foram contrários ao retorno das atividades neste ano.
Donizette também consultou a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, que ouviu da sua equipe que a melhor decisão seria o adiamento. “Em vez de postergar para novembro e depois darmos outra notícia, decidimos que neste ano não teremos o retorno”, completou o prefeito.
“Eu peço o empenho de toda a rede de pessoas envolvidas para que façam o máximo pelas nossas crianças”, ressaltou o prefeito. A secretária municipal de Educação lembrou que as atividades remotas continuarão e outras ações estão sendo intensificadas por meio de medidas adotadas pela pasta durante o período de pandemia do coronavírus. A testagem dos profissionais da Educação Municipal de Campinas, que está sendo realizada, será continuada. A preparação das escolas para a volta presencial dos alunos também será mantida.
As aulas na Rede Municipal de Ensino de Campinas estão suspensas desde 23 de março. A partir de então, várias ações foram adotadas pela Secretaria Municipal de Educação para garantir o acesso aos conteúdos pedagógicos aos alunos.

Quinta-feira, 1º de Outubro de 2020

Veja Também

Rodovia dos Bandeirantes, que corta a região, completa 42 anos nesta quarta

A Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) completa nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, 42 anos da ...