Hortolândia quer alugar quartos de hotéis para vulneráveis com Covid

Prefeitura faz chamada pública para credenciar hotéis, está disposta a pagar R$ 2 mil por 14 dias, mas não encontra interessados na proposta

Está em andamento – sem sucesso até aqui – uma chamada pública realizada pela Prefeitura de Hortolândia para credenciar hotéis da cidade que queiram se disponibilizar a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social que testem positivo para o novo coronavírus. A gestão municipal está disposta a contratar até 50 vagas. Os beneficiados poderão ficar nos hotéis por até 14 dias. Os hotéis que quiserem oferecer o serviço receberão R$ 2.093,00 por pessoa hospedada.
O valor ajuda a cobrir custos de alimentação, limpeza e outros insumos necessários na hospedagem. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, no entanto, até o momento nenhum hotel da cidade manifestou disponibilidade para oferecer o serviço.
“A ação visa oferecer conforto e isolamento adequado a pessoas em situação de rua, bem como alojamento a quem não está em situação de rua, mas que não dispõe de residência fixa na cidade – como imigrantes, por exemplo”, justificou a Prefeitura. A iniciativa é da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Desde o início da pandemia, outras cidades brasileiras adotaram iniciativa semelhante, não apenas para moradores de rua, mas também para idosos de favelas, por exemplo.

ABRIGO
Atualmente, a Prefeitura acolhe pessoas em situação de rua, com ou sem Covid-19, no abrigo provisório montado no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O serviço é disponibilizado desde junho e funcionará por tempo indeterminado, tendo sido adotado também durante as mais fortes frentes frias do inverno deste ano.
Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, todas as noites, aproximadamente duas novas pessoas aceitam passar a madrugada no espaço. Cerca de 30 pessoas estão permanentemente abrigadas no ginásio. O abrigo provisório tem capacidade para atender até 60 pessoas simultaneamente.
“O abrigo montado no ginásio funciona 24 horas, todos os dias da semana, com capacidade para 60 pessoas. No local, os abrigados recebem quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Além das refeições, a Prefeitura também disponibiliza banho, itens de uso pessoal, roupas de cama e colchões. O abrigo tem espaço dividido para homens e mulheres. As luzes do ginásio são apagadas às 22h para o repouso”, explica o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.
No abrigo, os moradores também recebem atendimento social e, em caso de necessidade, encaminhamento para os serviços da Rede Municipal de Saúde. A comunidade também pode ajudar. Quem vir alguma pessoa em situação de rua na cidade pode entrar em contato com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social por meio do telefone (19) 99936-6459. O número funciona 24 horas, de segunda-feira a domingo.

Rede Municipal ‘humaniza’ Unidade Respiratória para auxiliar pacientes
A pandemia do novo coronavírus tem deixado pacientes, sejam casos suspeitos ou confirmados, mais sensíveis do ponto de vista psicológico. Para amenizar as dificuldades emocionais que surgem neste momento tão delicado, a Prefeitura de Hortolândia está “humanizando” o atendimento a esses pacientes na UR (Unidade Respiratória) montada anexa à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do Jardim Nova Hortolândia, desde o início da pandemia.
A Secretaria de Saúde adesivou imagens em áreas como recepção/entrada, consultório, sala de medicação e pronto atendimento da Unidade de Saúde. Estas imagens mostram diversos profissionais de Saúde de modo acolhedor, recebendo os pacientes ou em atendimento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é tornar o ambiente da UR mais receptivo e humanizado para os pacientes, o que auxilia a recuperação destes e promove o bem-estar dos acompanhantes e equipes da unidade. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, as demais áreas internas da unidade, tais como as salas de internação também terão adesivagem de imagens.

Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Veja Também

Estado registra redução nos acidentes com mortes nas rodovias até setembro

Medidas operacionais e de engenharia contribuíram para reduzir a gravidade das ocorrências nas estradas As ...