SETEMBRO: MÊS DE COMEMORAÇÃO NO ROTARY CLUB DE SUMARÉ-AÇÃO

No dia 1º setembro de 1997 nascia o ROTARY CLUB DE SUMARÉ-AÇÃO. São 23 anos de uma belíssima história de sucesso

UM POUCO DO ROTARY CLUB DE SUMARÉ-AÇÃO
Nasceu de uma proposta de 4 amigos que já eram rotarianos em outro clube, e sugeriram a transferência das reuniões do horário do almoço para à noite (19h30), uma vez que poderiam otimizar o uso do tempo e melhorar o desempenho para atender a grande demanda existente.
Paulo Roberto Pires de Lima, Wilson Urbini de Freitas, Osmar Correia e Ruben Pires de Lima iniciaram a estruturação e constituíram o clube, onde muitos outros se juntaram a eles, com o mesmo objetivo.
Dos 4 fundadores citados, somente Ruben Pires de Lima não reside mais em Sumaré, mas não deixou de ser rotariano. Hoje faz parte do Rotary Club de Adamantina – Estado de SP, e é nosso sócio honorário, os demais permanecem no clube dando sua parcela de contribuição com sua vasta experiência em Rotary.
Presente ativamente na cidade de Sumaré há 23 anos, o Rotary Club de Sumaré-Ação vem contribuindo de forma efetiva em incontáveis ações e projetos nas diversas regiões da cidade.
Nesse período além dos presidentes, conselhos diretores e todos os demais companheiros que passaram pelo clube continuam fazendo parte da nossa história.
Em momentos de pandemia o Rotary não parou com seus trabalhos. O atual presidente Paulo Sergio Rodrigues – ano rotário 2020/2021, vem dando um dinamismo nas reuniões que estão sendo realizadas virtualmente todas as quintas-feiras as 20:00 h. Nesse formato todas as ações e projetos do Planejamento anual são deliberados em reunião, podendo ser estruturadas de fato de maneira mais ágil. Outro fator importante é a prática do fortalecimento das reuniões interclubes para a troca de experiências e boas práticas, além das lives com assuntos extremamente relevantes e que contribuem com inúmeras informações a comunidade.
São 23 anos de muitas realizações. E que venham muitas outras décadas, pois, ainda temos muitos projetos para colocar em prática em prol de quem mais precisa.

ROTARY NO BRASIL
Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos. Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. Atualmente faltam apenas 2 países para a erradicação, são eles Afeganistão e Paquistão. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989, mas, a prevenção ainda se faz necessária.

ROTARY NO MUNDO
Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no dia 23 de fevereiro de 1905 (há 115 anos), o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço.
Os associados a esses clubes são chamados de rotarianos. Eles são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundial.
Atualmente, o Rotary está presente em 218 países, atuando por meio de 35.920 Rotary Clubs, que reúnem mais de 1.203.846 voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecido pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos.

FUNDAÇÃO ROTÁRIA
A Fundação Rotária é uma entidade sem fins lucrativos que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a serem desenvolvidos pelos Rotary Clubes e pelos distritos rotários. Cada dólar contribuído à Fundação Rotária ajuda a financiar seus programas humanitários, educacionais e culturais, além dos custos operacionais. Vale ressaltar que doações realizadas no Brasil permanecem no Brasil para que Clubes e Distritos candidatem-se e recebam subsídios para executar seus projetos para atender a comunidade nas seguintes áreas:

  • PAZ E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
    • PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS
    • ÁGUA E SANEAMENTO
    • SAÚDE MATERNO-INFANTIL
    • EDUCAÇÃO BÁSICA E ALFABETIZAÇÃO
    • DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E COMUNITÁRIO
    • MEIO AMBIENTE

PROGRAMAS A JUVENTUDE
Milhares de jovens participam de programas rotários para lapidar conhecimentos que os capacitarão a ser líderes em suas áreas de atuação. Esses programas dão aos participantes a oportunidade de descobrir o mundo e um pouco mais acerca de si mesmos, pela simples participação em projetos comunitários, treinamento em técnicas de liderança e intercâmbios culturais. Os jovens também aprendem princípios de ética, prestação de serviços e companheirismo exemplificados pelos rotarianos. São eles:
• Rotakids – crianças até 12 anos
• Interact – Jovens de 13 a 18 anos
• Rotaract – Jovens a partir de 18 anos

Participe dos projetos, seja um voluntário, assim poderá conhecer uma das maiores organizações mundiais no servir, uma rede global de líderes comunitários e amigos, que veem um mundo onde as pessoas se unam e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo.

Siga nossas redes sociais:
facebook – @rotaryclubsumareacao
Instagram – @rotaryclubdesumareacao

Rotary Club de Sumaré Ação
Contato: (19) 9-8396-3500

Terça-feira, 29 de Setembro de 2020

Veja Também

Rede de Supermercados Pague Menos tem vagas de trabalho abertas na região

Em crescente expansão, com 29 lojas em funcionamento no interior paulista, a Rede de Supermercados ...