O futebol de várzea é um importante instrumento social

Sumaré possuiu campos de futebol espalhado pelos quatro cantos da cidade principalmente na periferia onde os acessos aos grandes eventos de entretenimento são inacessíveis nestas comunidades. O futebol ganha papel importante para suavizar a falta destes eventos como forma de lazer e diversão.
O futebol de várzea ainda prevalece nos bairros e comunidades periféricas como essencial ferramenta de sociabilidade e opção para muitos jovens que sonham em voar mais alto, jogando em times profissionais ou, até mesmo, atuando como árbitros.
O futebol de várzea como lazer de fim de semana, age de forma impactante na vida e no bem-estar de muitas pessoas. Proporcionando uma forma de lazer saudável através da atividade física aos atletas, uma forma de diversão para quem assiste (torcida) e de rever os amigos, fonte de renda com os comércios informais e de ambulantes ao redor dos locais dos jogos.
“Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais”.
Um campo de futebol de várzea também é palco de grandes partidas, momentos de alegria, espaço de integração e, quem sabe até, celeiro de grandes atletas. A forma mais popular de lazer está na várzea, um acontecimento comunitário movimentando campeonatos independentes, sendo alguns times com mais de cinquenta anos de tradição.
E é nesses campos de futebol de várzea que os árbitros atuam para realizar o sonho de apitar jogos do futebol profissional. São homens e mulheres que, em busca de seus objetivos, se movimentam pelas cidades. Eles e elas conduzem os jogos, intermediando as paixões de outros atores vinculados a essa prática esportiva e cultural.
É preciso uma legislação mais cabível para efetivar o esporte como fator de inclusão social permitindo as comunidades principalmente as localizadas na periferia de Sumaré o acesso aos eventos esportivos e culturais, garantindo a essa população a igualdade e auto- -estima de ser campineiro.

Sábado, 26 de Setembro de 2020

Veja Também

Marca patrocinadora das equipes de futebol amador de Sumaré e região inaugura nova loja

Hoje, no Jardim Picerno, a rede de lojas Agro Pesca inaugura o Shopping dos Animais. ...