Educadores infantis de Hortolândia participam de ciclo de debates online

Um ciclo de encontros online promovido pela Prefeitura de Hortolândia reuniu na última semana (dias 17 e 18/09) educadores infantis, gestores, coordenadores, supervisores e diretores do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire. O evento buscou estreitar a comunicação e discutir as intensas mudanças, novos rumos e ferramentas para a Educação por conta da pandemia da Covid-19.
A ação, realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, foi realizada remotamente, por meio do aplicativo Zoom, para garantir o distanciamento social exigido para conter a disseminação do coronavírus. No total, foram realizadas seis reuniões com, aproximadamente, 150 participantes em cada uma.
Para a educadora infantil, Vanessa Gonçalves Mateus Calado da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Emiliano Sanchez, a reunião foi muito boa. “Eu, particularmente, achei muito importante a reunião. Me senti mais confortável e calma, porque a gente ouve muito boato e, ouvindo da secretária e da supervisão os esclarecimentos, isso nos deixa mais calmos e menos ansiosos. A Sandra nos ouviu e respondeu às perguntas que foram feitas, de forma bem honesta. Além disso, saber de todo o empenho das áreas da Saúde e Educação, que estão atuando juntas, nesse período de pandemia, nos dá mais segurança”, enfatizou a educadora.
Os profissionais foram convidados a participar e puderam expor suas opiniões e sugestões, numa conversa aberta. Além disso, puderam encaminhar mensagens, por meio do chat, que foram respondidas durante o encontro. As reuniões ocorreram nos períodos da manhã e da tarde, com tempo estipulado de uma hora e quinze minutos.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a intenção é manter o canal de diálogo, dar suporte às ações pedagógicas e aproximar ainda mais o relacionamento com os profissionais da rede, além de permitir a troca de ideias e experiências, a reflexão e sugestões de ações para a educação na prática. A mediação foi realizada pela secretária da pasta, Sandra Fagundes Freire.
“Foi muito revigorante poder reencontrar e conversar com os nossos educadores. A Educação é um trabalho que envolve coletividade. Nesse momento de distanciamento social, temos que nos reinventar para estar juntos, trocar ideias e experiências. Nosso principal objetivo é firmar uma parceria, para compartilhar nossas superações e refletirmos juntos”, enfatizou a secretária Sandra.
As aulas presencias em Hortolândia estão suspensas desde 23 de março para os cerca de 26 mil alunos da Rede Municipal. Desde então, foi implantado o ensino remoto, com a utilização do Blog Educação, seguindo orientações da legislação federal, estadual e municipal.

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

Veja Também

Estado de São Paulo tem menores taxas de casos e vítimas de homicídio do país

A efetividade do trabalho das polícias paulistas, especialmente desde o início da nova gestão, foi ...