Supermercados da região de Campinas somam 159 vagas de emprego abertas

Por ser considerado essencial, setor é um dos que mais têm contratado mesmo no período de pandemia de Covid-19

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para o lançamento da plataforma online “Meu Emprego Vaga Certa”, criada para ampliar as oportunidades de cidadãos em busca de trabalho e facilitar o processo de contratação pelas empresas. O projeto é gratuito e conta, no momento, com 744 vagas de trabalho em supermercados associados. Somente na região de Campinas (que inclui Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia), são 159 vagas abertas no momento.
“A Associação acredita que esse esforço vem em um momento muito importante de retomada da Economia. Em julho, o Varejo Alimentar brasileiro criou 9.077 vagas – número 159% superior ao mesmo mês em 2019. Neste período, os supermercados de São Paulo foram os que mais criaram oportunidades, com 3.468 vagas geradas, o melhor desempenho para julho desde 2010”, destaca o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos.
“Esse aumento no número de postos de trabalho se deve à essencialidade do setor, que, independentemente da fase do Plano São Paulo, tem a missão de manter as suas portas abertas e garantir o seguro e ininterrupto abastecimento da população”, explica.

PLATAFORMA
No “Meu Emprego Vaga Certa”, as empresas têm acesso a uma série de informações relevantes dos candidatos. É possível buscar profissionais por região, profissão e experiência, além de outras opções de filtros. Dessa forma, a empresa seleciona o perfil desejado e entra em contato diretamente com o participante para o processo seletivo.
Atualmente, o setor conta com mais de 547 mil colaboradores. Vale ressaltar que 27,8% do faturamento do segmento supermercadista no país vêm de São Paulo e aproximadamente 1,44% do PIB brasileiro vem do Varejo Alimentar paulista.
Em 2019, o faturamento do setor foi de R$ 105 bilhões. O setor varejista alimentar é considerado a porta de entrada do primeiro emprego. Pesquisa da APAS aponta que do número de pessoas que têm sua primeira carteira assinada no Brasil, 20% está em São Paulo e em supermercados – o dobro dos demais setores do Brasil.
“O ‘Meu Emprego Vaga Certa’ permite que as empresas rapidamente encontrem trabalhadores certos para as vagas certas. A plataforma foi criada pelo Estado para intermediar e agilizar a contratação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Esta é uma boa informação, de um Governo que valoriza a saúde e a proteção à vida, mas também a economia e a geração de emprego e renda”, destacou o governador João Doria.

SINE
A novidade utiliza o cadastro do Sine (Sistema Nacional do Emprego). Os currículos disponibilizados na plataforma poderão ter os dados visualizados por empresas de todo o Estado, o que amplia as chances de contratação.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, afirma que o lançamento da plataforma irá facilitar o trabalho de empregabilidade e o deslocamento das pessoas que estão buscando emprego. “A partir de agora, trabalhadores que vivem em São Paulo e que colocam o seu currículo à disposição em busca de oportunidade de trabalho, terão as suas informações disponíveis para as empresas que estão buscando pessoas para empregar”, apontou.
Os cidadãos em busca de emprego, que não estão no banco de dados do Sine e querem ser localizados pelas empresas, devem realizar o cadastro, que pode ser realizado no site https://www. gov.br/pt-br/servicos/buscar-emprego-no-sistema-nacional-de-emprego-sine, no aplicativo SINE Fácil ou nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) do Estado e das prefeituras.
Para os empresários que desejam contratar, basta acessar o site vagacerta.sp.gov.br ou baixar o aplicativo na loja virtual. No momento, o sistema está disponível apenas para Android. Em breve, será liberado no formato IOS. A plataforma conta com o currículo de mais de 1,8 milhão de pessoas residentes no Estado.

Terça-feira, 15 de Setembro de 2020

Veja Também

Câmara aprova Projeto de Lei que regulamenta mototáxis em Sumaré

De autoria do vereador Willian Souza (PT), a proposta pretende suprir necessidades do Transporte Público ...