Santa Clara, o fenômeno da várzea metropolitana de Campinas

Toda história precisa de um começo. Pois bem, é impossível falar do Santa Clara Esporte Clube sem entender sobre as suas raízes, profundamente envolvidas com a história de outros dois times do passado que foram definitivamente os precursores deste gigante do futebol de várzea da região metropolitana de Campinas.
Clube tem sua origem na década de 70, mais precisamente em 1978 quando um grupo de amigos apaixonados pelo esporte bretão liderados pelo Gordo decidiu fundar um time de futebol como forma de entretenimento aos fins de semana. A resenha feita durante uma quermesse chegou ao consenso final com a fundação do clube que foi batizado com o nome do bairro, nascia o Santa Clara Esportes Clube, no então Distrito de Hortolândia na cidade de Sumaré.
Com a emancipação de Hortolândia em 1991 e a criação da Liga Hortolandense de Futebol, Santa Clara ensaia seus primeiros passos rumo ao estrelado com Renato Salvador, em 2001, conquista a Segunda Divisão e o acesso para disputar no ano seguinte a Primeira Divisão. Neste mesmo ano o clube fecha a temporada com chave de ouro se tornando campeão da Taça Cidade de Hortolândia.
A euforia das primeiras conquistas dá lugar para a falta de apoio, o clube fica 15 anos sem atividade. Futebol retorna ao bairro com um novo nome, Jin Embalagens uma espécie de patrocinador com Orivaldo a frente do time. Orivaldo era o presidente, técnico, roupeiro, fazia de tudo para manter viva a chama do futebol aos sábados.
O futebol aos sábados não demora a voltar aos domingos com o ingresso do clube na seletiva para disputar o campeonato amador da cidade. Com elenco formado somente por amigos consegue a vaga. Foram duas temporadas com o comando de Orivaldo que pede licença em seu lugar assume André que lutou na temporada seguinte para o time não cair para Terceira Divisão, com sofrimento o clube não caiu, entretanto o desgaste foi tanto que André veio pedir licença do comando do clube.
Horácio de Oliveira Santos Neto “Birão”, empresário no ramo de confecção esportiva se propõe em assumir o clube com algumas exigências, entre elas a volta do nome Santa Clara e a formação de uma diretoria constituída de 10 diretores transformando o clube de amigos em clube-empresa.
Com a visão empresarial, Birão, monta a diretoria, convida Dudu para formar um grupo de torcida, em poucos dias já tinha 100 torcedores cadastrados na “Torcida Santa Clara Metralhas”. Em seguida passa a ser o primeiro clube hortolandense a possuir o seu próprio ônibus.
Com uma estrutura de clube-empresa o time disputa a Segunda Divisão em 2016 e consegue o acesso para Primeira Divisão. Em 2017 o clube faz sua estreia na elite do futebol amador da cidade e por pouco não chega à decisão, saindo na semifinal.
A conquista do título da divisão principal do futebol amador de Hortolândia veio em 2018, após vencer duas vezes o Fé e União pelos placares de 2 a 0 e 3 a 1, ratificando sua superioridade na competição. Segundo estimativas da prefeitura de Hortolândia, cinco mil pessoas compareceram para prestigiar a final.
“Nosso time é muito jovem e no ano retrasado estávamos jogando a segunda divisão. Os jogadores deixam toda à vontade e jogam com muita raça e apoio do nosso torcedor. Enfrentamos na final a equipe com melhor campanha da primeira fase e, ninguém nos tirou este troféu”, disse o técnico do Santa Clara, Fagner dos Santos que está no comando do time desde 2016.
Birão explica que o Santa Clara é hoje um clube com uma estrutura sólida que atrai centenas de torcedores e simpatizantes em seus jogos. “Certamente demos uma revolucionada no quesito chamado torcida. Reinventamos o jeito de torcer, criamos uma torcida organizada totalmente uniformizada, torcida que comparece em massa para incentivar o time, com faixas, bandeiras, camisas, dando um colorido bem animado na arquibancada.”
Santa Clara é um gigante do futebol de várzea da região metropolitana de Campinas. Sua administração de clube-empresa é exemplo de projeto bem-sucedido e sem dúvida alguns clubes já estão copiando. O fenômeno Santa Clara se tornou um campeão de vendas de camisas e produtos personalizados com a marca do clube.

Sábado, 15 de Agosto de 2020

Veja Também

Vila Formosa confirma participação na taça paulista sub 20 de futebol 2020

Clube Esportivo Vila Formosa caminha para o profissionalismo confirmando sua presença na Taça Paulista Sub ...