União Nova Veneza, um time que é sinônimo de família

União Nova Veneza é uma agremiação futebolística situada no Distrito de Nova Veneza na cidade de Sumaré interior paulista. Fundado em 1987, surgiu da ideia de dois amigos, Valmir de Oliveira Dimas e Valdecir de Almeida, de montar uma equipe para suprir suas paixões pelo futebol, pois o clube que estavam jogando fechou as portas.
A proposta da criação do clube vai além do futebol e tem como principal objetivo promover jovens e adultos a associação entre a prática esportiva e valores como convivência social, limites que organizam as relações interpessoais, cooperação, união, e trabalho em equipe.
Seguindo a proposta da ideia faltava definir o nome e as cores oficiais do clube. Alguns nomes foram citados e sugeridos e para consenso geral ficou definido o União Nova Veneza – União referente à amizade e Nova Veneza em homenagem ao Distrito.
Com o nome escolhido faltava definir as cores da camisa. Sendo a maioria dos integrantes bem como os idealizadores são torcedores do São Paulo FC, adotou as cores do time da capital para estampar a camisa do recém-fundado União Nova Veneza.
Nestes 33 anos de vivencia entre as grandes conquistas e as derrotas, muitos jogadores e personalidades fizeram ou fazem parte da história do União Nova Veneza: Nicão, Lampião, Nicola, Deci, Maicon, Cavadeira, Milão, Coréia, Animal, Dilção, Bocão, Wagnão, Coca, Elias, William, Felipin, Mineiro, Gago, Ronaldo, Fabio e outros.
O clube esteve na divisão de elite do futebol amador sumareense por sete anos, hoje disputa a terceira divisão. Na temporada passada a equipe fez uma campanha bem abaixo do planejamento, em três jogos venceu apenas um que garantiu ao clube a permanência na terceirona.
Como na maioria dos clubes da várzea o tricolor veneziano não possui uma sede própria, costuma mandar os seus jogos na Praça de Esportes do Distrito de Nova Veneza. Valmir de Oliveira Dimas, Presidente do clube explica que a sala de troféus fica em sua casa que também serve como local para as reuniões da diretoria.
A torcida do clube é formada basicamente pelos familiares dos jogadores e dos diretores estão sempre presentes aos jogos e esse ano com o adiamento do Campeonato Amador de Sumaré devido ao isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, estão frustrados e apreensivos, pois a temporada de 2020 pode não acontecer.

Sábado, 15 de Agosto de 2020

Veja Também

Vila Formosa confirma participação na taça paulista sub 20 de futebol 2020

Clube Esportivo Vila Formosa caminha para o profissionalismo confirmando sua presença na Taça Paulista Sub ...