Jogos virtuais do Objetivo Paulínia integram aluno, professor e família

Oportunidade de aprendizado e diversão, iniciativa do Objetivo Paulínia envolve todas as disciplinas na realização de desafios diários

A pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil em março, provocando uma avalanche de mudanças, entre elas o fechamento de escolas e a suspensão das atividades em unidades de todo o país. Já se fala em uma retomada gradual das aulas presenciais, mas essa é uma questão ainda rondada por incertezas. Enquanto a situação não se normaliza, profissionais da Educação se desdobram para, além de ensinar os conteúdos curriculares à distância, propor atividades que entretenham os alunos e promovam momentos de descontração e alegria.
No Objetivo Paulínia, a grande sacada foi a organização dos Jinco, os Jogos Interdisciplinares do Colégio Objetivo. Destinados às turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, eles serão realizados de 03 a 08 de agosto com toda a segurança que o momento exige.
A proposta surgiu da necessidade de integrar e aproximar os alunos, as famílias e os professores durante a pandemia. Outra motivação foi encontrar uma forma de possibilitar que as crianças e os adolescentes se divertissem com os amigos da escola, ainda que virtualmente.
“Nesses tempos de pandemia, em que as crianças estão em casa diante do computador quase que durante oito horas por dia e se esquecem do brincar, os Jinco são uma oportunidade de aliar o lúdico com o virtual”, avaliou a professora de Educação Física Luciana Kaiser, responsável pela coordenação dos jogos.
Diariamente, os alunos receberão desafios e terão 24 horas para cumpri-lo e enviar vídeos da tarefa realizada. O primeiro deles, por exemplo, convidou os estudantes a exercitarem a criatividade e criarem “looks da quarentena”. Já o segundo vai envolver também a família na gravação de um vídeo inspirado no modelo preparado pelo corpo docente.
De acordo com Luciana, professores de todas as disciplinas irão propor atividades associadas ao seu conteúdo no horário regular das aulas. No período da tarde, os desafios serão sempre relacionados a Educação Física.
“Os Jinco irão resgatar atividades recreativas e motivar os alunos a brincarem de forma divertida. Envolver as famílias em atividades recreativas em tempos de pandemia é fazer com que pais e filhos se aproximem mais da vivência escolar”, avaliou a diretora da unidade, Cristina Minetto.

TODO MUNDO JUNTO
Entre as propostas dos Jogos Interdisciplinares do Colégio Objetivo Paulínia está o envolvimento de toda a comunidade escolar, tanto é que alguns desafios devem ser cumpridos com a participação da família. E os pais têm aprovado a ideia. “A realização dos Jinco neste momento tão difícil é uma oportunidade de proporcionar aos alunos uma forma prazerosa de interagir, resgatando um singelo contato, mesmo que virtualmente”, comentou Renata Lemos Dalan, mãe do aluno Leonardo, do 7º ano.
Para ela, organização, liderança e participação são outros importantes pontos que devem ser trabalhados durante as atividades, que também irão divertir bastante a garotada. “A primeira tarefa já trouxe muitos daqueles sorrisos gostosos para dentro de nossa casa”, disse. “É uma inovação que pede trabalho em equipe, liderança e muita participação. Achei uma ótima ideia, pois podemos conhecer e fazer novas amizades também”, falou Leonardo.
Anne Louise Souza dos Reis, do 6º ano, também está animada com as atividades. “Acho que vai ser muito legal! Gostei bastante do primeiro desafio e estou ansiosa para os próximos. Vou dar o meu melhor”, prometeu a garota. “Achei a iniciativa muito importante, pois mesmo na pandemia o colégio está proporcionando essa atividade. Tenho certeza que será muito bom tanto para a família quanto para a criança”, reforçou a mãe dela, Josilaine Maria de Souza dos Reis.

LOGOTIPO
Para a escolha do logotipo foi realizada uma enquete que movimentou as redes sociais do colégio e a comunidade escolar na última semana. A opção escolhida pela maioria traz quatro silhuetas coloridas que representam movimento e integração, duas das principais apostas dos Jinco. Os desafios serão postados diariamente no Facebook e no Instagram do Objetivo Paulínia. Os vencedores de cada atividade também serão divulgados nas redes sociais do colégio.

 

Domingo, 2 de Agosto de 2020

Veja Também

Campanha da Tetra Pak estimula a reflexão sobre hábitos na pandemia

Com a assinatura para diferentes iniciativas “Eu separo, você separa, nós reciclamos”, comunicação aborda a ...