André Cebola, um cara simples e humilde voltado ao esporte sumareense

Um das pessoas bem relacionadas e humildes no futebol de várzea sumareense atende com o pseudônimo de Cebola ou André Cebola. Natural de Nova Odessa, André Souza Rodrigues, 38 anos, casado, pai de dois filhos, Otávio e Samuel, funcionário da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer da cidade de Sumaré.
Além de ser um funcionário público exemplar, atuando na SMCEL como Gerente de Esportes, nas horas vagas trabalha como representante comercial de fabricante de boné “Caps” para todo o Estado de São Paulo.
André se sente à vontade no que faz, desde sua infância pratica atividades esportivas tendo certa preferência para o futebol e basquete, acompanha pela televisão outros esportes principalmente os jogos olímpicos. Entende que desde cedo é importante mostrar os benefícios do esporte e das atividades físicas às crianças.
Chegou a SMCEL através do convite do amigo então na época prefeito Antônio Dirceu Dalben. Certamente realizou bons serviços sendo novamente chamada para a pasta. Mesmo com as trocas de gestores, André sempre foi visto como funcionário exemplar, respaldo no desenvolvimento das atividades esportivas e de lazer voltado para a população sumareense.
O seu lado futebolístico têm certa admiração e carinho pelo Unidos da Vila do Jardim Picerno. André explica que foi membro da comissão técnica do clube de 2007 a 2011, neste período foi campeão invicto da Terceira Divisão (2007), Segunda Divisão (2008) e bi-campeão da Copa Sumaré Série Ouro (2008/2009) onde disputava só as grandes equipes da cidade.
Além da época de membro da comissão técnica, André estende sua admiração e orgulho ao Unidos da Vila pelos diversos trabalhos e projetos sociais que o clube realiza com as crianças e com toda a comunidade do Jardim Picerno e adjacência.
Como gerente de Esportes, tem um bom diálogo e relacionamento com todos os demais diretores dos clubes que disputam os campeonatos oficiais da cidade bem com os diretores dos clubes que não estão inseridos qualquer atividade com a chancela da SMCEL.
André fala que os campeonatos de futebol amador geridos pela SMCEL teve melhoria significativa dentro e fora de campo. “Toda a estrutura que envolve as três divisões receberam investimentos e uma qualificação na arbitragem. O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, vice-prefeito, Henrique do Paraíso, Paulão do União e Raí Stein respectivamente ex-secretário e atual secretário da SMCEL, eles entendem que o futebol é um esporte de massa que movimenta os quatro cantos da cidade.”
Sumaré não vive só de futebol explica André, SMCEL tem inúmeros projetos voltados para todas as modalidades esportivas, algumas atividades são realizadas com parcerias com ONGs, como as escolinhas futebol, futsal, basquetebol, vôlei, natação, judô, atletismos, entre outras modalidades. São atividades para o público masculino e feminino em todas as faixas etárias.
André como bom desportista sumareense vê com bons olhos o crescimento da procura da população pelos aparelhos esportivos da cidade. “Hoje temos um quadro de funcionários profissionais que desenvolve várias atividades esportivas voltado para a população mesmo com todas as dificuldades que atingem as prefeituras no Brasil.”
A pandemia freou o crescimento das atividades em todo o mundo, parou a pratica de esportes coletivos em ambientes abertos, os recursos estão sendo canalizados para o combate da Covid-19, e muitos projetos que estavam planejados estão sendo realizados em um ritmo mais lento e não que deixamos de fazer. Explica André em relação à pandemia.
Saindo do cenário de gerente de Esportes, André é uma pessoa cristã, crê no Senhor e Salvador Jesus Cristo, agradece todos os dias pela família abençoada, pela companheira, amiga e esposa Daniela, pelos filhos Otávio Augusto (17 anos) e Samuel de sete meses, duas bençãos na vida do casal.
André, expressa seu amor pelos seus pais e irmãos e fala dos amigos e colegas. “Tenho os melhores pais do mundo, um irmão e irmã que amo muito. Tenho poucos amigos de verdade, contudo tenho muitos colegas, principalmente se formos colocar na ponta do lápis as pessoas que conheci através do futebol amador em Sumaré e na Região.”

Sábado, 1º de Agosto de 2020

Veja Também

Juventude Denadai e Nóbrega se enfrentam em busca da 1ª vitória

Juventude Denadai e Nóbrega se enfrentam neste domingo (22/11), às 10h30, no campo do Nóbrega, ...