Du Goleiro, uma muralha feita de humildade

Eduardo Alves, conhecido em toda a Região Metropolitana de Campinas como Du Goleiro, 31 anos, casado, pai do casal de filhos, Sophia e Victor, nasceu em Campinas e viveu praticamente toda sua vida na cidade de Hortolândia.
Na infância, sonhava em ser um jogador de futebol profissional, imitava os goleiros Taffarel e Marcão, ambos da seleção brasileira. Todo bom time começa por um bom goleiro. Seguindo esse ditado, Du decidiu ser o vilão dos atacantes adversários.
Aos 10 anos de idade, Du inicia sua jornada em busca do sonho de infância e seu primeiro teste foi no Primavera de Indaiatuba, foi aprovado, entretanto não pode ficar devido aos custo com o transporte para ir treinar e voltar pra casa Du não desistiu do sonho, aos 12 anos passou no teste no Guarani de Campinas, onde conheceu Anderson Soares da Silva, mais conhecido como Neneca, goleiro campeão brasileiro em 1978. Foram dois anos aprendendo fundamentos e adquirindo segurança no gol.
No após dois anos se transferiu para o Campinas, time do Careca, onde passou a ser treinado pelo ex-goleiro Laércio que lhe ensinou aprimorar ainda mais os seus fundamentos e suas qualidades de goleiro.
Aos 16 anos Du chega ao SEV Hortolândia, disputa o Campeonato Paulista Sub 17 e um Torneio Internacional em Trindade e Tobago onde foi campeão. Du completa o ciclo na base sendo promovido para o time profissional. Aos 18 anos disputa o Campeonato Paulista de Futebol, Serie A3. Realizando o sonho de ser jogador profissional.
Após o sonho realizado veio as decepções e aos 20 anos Du encerra sua carreira como jogador profissional e se dedica ao trabalho, em se tornar uma pessoa melhor e formar uma família.
Para se manter em forma, Du passou a ser treinado pelo preparador de goleiros, Rodrigo César “Naue” numa parceria de amigos que contribuiu muito no aprimoramento do seu senso de colocação, reflexo e reposição de bola. “Naue e Laércio são dois profissionais que me ajudaram muito e ambos terão sempre a minha gratidão”, ressalta Du.
Du parou com o futebol profissional e foi ganhar títulos na várzea. Pelo Vila Real da cidade de Hortolândia em cinco temporadas foi três vezes campeão da Primeira Divisão, sendo a última em 2019, no último minuto diante do Moleque Travesso.
Pelo Águia FC de Campinas foi campeão da Copa Amigos da Várzea em 2017, onde foi o principal responsável pela conquista, nas quartas de final defendeu três pênaltis, na semifinal defendeu até pensamento e na final após o empate sem gol, defendeu o último pênalti e garantindo o título.
Em solo sumareense sua maior conquista foi a Copa Metropolitana de 2013 pelo União Bom Retiro na final diante do Pureza de Campinas. Após uma vitória para cada lado a decisão foi para os pênaltis e Du brilha ao defender uma cobrança e vê a outra ser chutada para fora, conquistando o primeiro título para cidade de Sumaré. Em 2018 foi campeão da 1ª Divisão do Campeonato Amador de Sumaré pelo Unidos do Virgílio Basso sendo o goleiro menos vazado.
Du mesmo com todas essas conquistas segue sendo uma pessoa humilde e de bom caráter, amigo e bem relacionado no mundo da bola.
“Sou goleiro, tenho meu estilo de jogo, sou focado para não cometer erros, todos sabem que a vida de goleiro não é fácil, passa de herói para vilão em uma única falha, não será lembrado pelas defesas sensacionais e sim pelo frango. Procuro ser espelho para os goleiros mais jovens, sempre cultivo a humildade”, explica Du.
“A minha mãe sempre acreditou em mim e no meu sonho, e depois que larguei o futebol profissional, minha esposa e filhos me acompanham aos jogos sempre que possível. Quando não estou no futebol, gosto de jogar vídeo game e ficar com minha família, porque a vida passa e temos que aproveitar os momentos legais”, finaliza Du Goleiro.

Sábado, 18 de Julho de 2020

Veja Também

EC Viel, lealdade, garra e determinação

Há quatro anos um grupo de amigos se reunia nas resenhas após jogar a tradicional ...