Monte Mor cria Centro de Referência para testes de Covid-19 no município

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantará dentro dos próximos dias o Centro de Referência e Prevenção à Covid-19, que vai atuar como uma “central de testes” para a nova doença. A nova unidade da Rede Municipal fica localizada na Alameda Almirante Tamandaré, nº 27, próximo à Policlínica Municipal, na região central.
De acordo com a secretaria municipal de saúde, Priscila Lauria Chacon, o objetivo é atender, em um local preparado, exclusiva mente pacientes com sintomas da Covid-19, para realização de testes e acompanhamento clínico – mas sem internação no local.
Mesmo assim, pacientes da cidade com sintomas respiratórios devem continuar procurando primeiro a USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima de sua residência ou o Hospital Beneficente Sagrado Coração de Jesus – mesmo local onde são internados aqueles que precisam de cuidados mais intensos.
A diferença é que, agora, será feita uma triagem pela equipe da Unidade de Saúde do bairro e, se necessário, a pessoa será encaminhada para o novo Centro de Referência, onde, a partir do oitavo dia do surgimento dos sintomas, será feito o teste rápido para Covid-19. Antes, os pacientes sintomáticos recebiam, no oitavo dia, a visita domiciliar de equipes da Saúde Municipal para a coleta de material para testes, o que vinha limitando a capacidade de realização de testes na cidade.
“Por determinação do prefeito Thiago Assis (MDB), criamos um espaço exclusivo para (atender pacientes com) a Covid-19. Portanto, todas as pessoas que apresentarem sintomas devem comparecer na Unidade de Saúde da Família mais próxima, onde será avaliada pela equipe médica. Com os sintomas confirmados, o paciente já entra imediatamente em quarentena e o prontuário segue para o Centro de Referência, onde será agendado o exame dentro do período indicado para a realização da coleta, dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, destacou a secretária.
O local passa por obras e adequações, que devem ser finalizadas nos próximos dias. “Acreditamos que ainda nesta semana iniciaremos os trabalhos do Centro de Referência e, assim que tivermos a data, divulgaremos mais detalhes sobre o seu funcionamento”, finalizou Priscila.

Quarta-feira, 15 de Julho de 2020

Veja Também

Fiscalização ‘combate’ as festas clandestinas no final de semana

Equipes da Guarda Civil Municipal e do Setor de Fiscalização da Prefeitura de Hortolândia “seguem ...