Parque Ambiental Creape passa por obras de reforma e revitalização

Com o objetivo de retomar as atividades, principalmente as ações de Educação Ambiental, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), a Prefeitura de Hortolândia está reformando e revitalizando os prédios que abrigavam a sede administrativa e o museu Reciclasa. A parte da estrutura que estava comprometida, por conta de uma erosão, já foi demolida e o novo espaço ganha paredes e janelas.
Entre os serviços que ainda serão realizados no local estão troca do piso, substituição dos forros, reforço no madeiramento, troca das telhas e pintura. Além da reforma estrutural, o espaço será beneficiado com um novo jardim, paisagismo e áreas de descanso com a colocação de mesas e banquinhos.
Para garantir a segurança da população e dos alunos da rede municipal que frequentam o parque, a obra, que é realizada pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, recebe acompanhamento de engenheiros e arquitetos da Prefeitura. Os prédios e parte da pista de caminhada foram interditados pela Defesa Civil, em janeiro de 2019.
Durante o mês de maio, equipes da Prefeitura realizaram a limpeza do espelho d’água da lagoa do Creape para remover aguapés e sedimentos orgânicos para, assim, evitar enchentes e permitir maior fluidez da água, além de retirar lixos e entulhos que podem servir de criadouros de mosquito da Dengue. A ação também foi realizada por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, que percorreram toda extensão da lagoa e margens, realizando a poda e limpeza do local.
O Creape possui, ainda, área verde para a prática de caminhada, espaço para piquenique, campo de areia, parquinho infantil, academia ao ar livre e outros espaços de convivência, bem como restaurante anexo, tendo-se tornado muito conhecido por haver abrigado, durante oito anos, a festa literária Hortolendo. O parque fica localizado na Rua Bolívia, nº 290, no Jardim Santa Clara do Lago.
“O Creape agora terá uma gestão compartilhada entre as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com atividades de Educação Ambiental para estudantes e toda a população. A manutenção permanente será realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos. Além disso, está sendo formada uma comissão com representantes das secretarias de Cultura e Esporte e Lazer, com o objetivo de desenvolver um plano de trabalho que contemple, também, atividades esportivas, recreativas, culturais e oficinas”, completou a gestão.

Sábado, 11 de Julho de 2020

Veja Também

Reforma do Hospital Municipal tem intervenções no PS Adulto

A reforma do Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas, em Hortolândia, entra em nova etapa, ...