Prefeitura de Sumaré realiza mais uma etapa da limpeza do Quilombo

A Prefeitura de Sumaré segue com mais uma etapa dos serviços de limpeza do Ribeirão Quilombo. Realizado por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o trabalho está sendo executado na altura da Vila Diva, na região do Matão, e continuará até o entroncamento com o Ribeirão Tijuco Preto, dando atenção especial aos trechos que já registraram transbordamentos no passado.
A retirada dos sedimentos e resíduos acumulados em toda a extensão do rio acontece com a ajuda da escavadeira hidráulica. A cada dia de trabalho, aproximadamente 200 metros lineares do curso de água recebe a limpeza.
Esse é um trabalho que acontece desde 2017, quando o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS) assumiu a atual gestão municipal. A periodicidade nos serviços de manutenção é necessária para dar mais fluidez ao curso d’água. A limpeza já foi realizada nas proximidades do Lucélia, Primavera, Basilicata, entre outros bairros.
“Nossas equipes continuam empenhadas nesse trabalho. São ações de manutenção que melhoram o escoamento da água e previne possíveis cheias em regiões historicamente afetadas nos períodos mais chuvosos do ano”, completou o prefeito Luiz Dalben.
Inserido nas Bacias PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o Ribeirão Quilombo possui uma extensão aproximada de 54,7 quilômetros desde a sua nascente, na cidade de Campinas, até a sua foz, no Rio Piracicaba, em Americana. Sua bacia hidrográfica possui extensão de 396 km² é caracterizada por ocupação majoritariamente urbana e com índice de chuva variando entre 1.200 e 1.800 milímetros.
O curso d’água cruza ainda os municípios de Sumaré, Nova Odessa e parte das divisas territoriais de Paulínia e Hortolândia – de onde recebe as águas da bacia do Ribeirão Jacuba. Não são raros os episódios de cheias causadas ao longo do Quilombo em situações de chuvas fortes, afetando áreas de Sumaré, Nova Odessa e Americana.

Quinta-feira, 9 de Julho de 2020

Veja Também

Espaço Oriental Mix