UBS do Jd. Nova Europa realiza testes rápidos da Covid-19 em moradores

Prefeitura de Hortolândia está testando 500 moradores aleatoriamente para acompanhar disseminação da doença

Alívio. Esta foi a sensação da doméstica Valdirene Pereira Simião ao saber que seu teste rápido para detecção do novo coronavírus tinha dado resultado negativo. Ela é uma dos 30 moradores da região do Jardim Nova Europa sorteados pela Prefeitura de Hortolândia para fazer o teste rápido da Covid-19, na quarta-feira (08/07). A testagem de 500 moradores sorteados é uma das ações que a Administração Municipal realiza no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Os testes são feitos pelas equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede Municipal. De acordo com a Secretaria de Saúde, cada unidade faz o sorteio de testes em 30 casas de sua área de abrangência. Na quarta-feira, a testagem foi realizada pela UBS Nova Europa no bairro e em outros bairros que atendidos pela unidade.
Até o momento, as UBSs Rosolen, Taquara Branca, Novo Ângulo e Amanda 1 já realizaram testes em moradores de suas respectivas áreas de abrangência. A testagem na região da UBS Nova Europa deve prosseguir até esta sexta-feira (10/07). De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação de testagem pelas UBSs será feita em cerca de 500 pessoas. Nos próximos dias, as demais UBSs da Rede Municipal de Saúde também devem realizar os testes.
Nos testes, a equipe da respectiva UBSs fez a medição de temperatura e do nível de oxigênio no sangue (oximetria) de cada pessoa. Também é coletada uma amostra de sangue da pessoa. Em caso de resultado positivo, os demais moradores da mesma residência também são testados. De acordo com a Secretaria de Saúde, quem der positivo é orientado a permanecer em isolamento social e passa a ser monitorado pela Unidade de Saúde responsável pela área onde mora.
Mesmo com o resultado negativo, a doméstica Valdirene Pereira Simião vai manter todos os cuidados necessários de higienização. “Lavo as mãos e uso álcool em gel. Eu só saio em caso de necessidade. Mas, quando preciso sair, eu sempre uso máscara”, contou a moradora.
Quem também ficou aliviada com o resultado negativo de seu teste foi a apo sentada Antonia Margarida Coelho Barroso, que tem mantido o isolamento e o distanciamento social. “Eu estou morrendo de vontade de visitar familiares e amigos. Mas tenho ficado em casa. Só saio se realmente precisar”, enfatizou a moradora.

SINTOMÁTICOS
A Secretaria de Saúde orienta que, em caso de sintomas típicos da Covid-19 (como febre, tosse, dores no corpo, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, entre outros), a população deve procurar a Unidade Respiratória montada na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h do Nova Hortolândia, localizada na Rua José Martim dos Anjos, nº 185, no Jardim Nova Hortolândia.
Outras informações sobre o novo coronavírus também podem ser obtidas no plantão da Secretaria de Saúde via WhatsApp pelos números (19) 97171-5369, 99920- 3204, 99929-8987, 99976-2434, 99976-2498 e 99976-2276.
Em razão do Decreto Municipal nº 4.494, publicado no último domingo (05/07) e que informa o retorno de Hortolândia e demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) à “fase vermelha” do Plano São Paulo do Governo Estadual, a Secretaria de Saúde salienta que as pessoas devem manter o isolamento social como forma eficaz de conter a disseminação do novo coronavírus no município.

Quinta-feira, 9 de Julho de 2020

Veja Também

Sumaré deve ganhar uma unidade do Poupatempo Paulista ainda neste ano

Notícia foi confirmada pelo deputado Dirceu Dalben e comemorada pelo prefeito Luiz Dalben; Hortolândia também ...