10º Baep realiza 6.700 abordagens na região nos últimos cinco meses

Foram efetuadas 206 prisões, além de 94 kg de drogas apreendidas; recentemente, um menor foi surpreendido com fuzil no Jardim Picerno

O 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar fechou os primeiros cinco meses do ano (janeiro a maio de 2020) com 6.700 abordagens realizadas nos 52 municípios que fazem parte do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior). Entre eles estão Sumaré, Monte Mor, Hortolândia e Nova Odessa, que fazem parte da microrregião. No período, foram efetuadas 206 prisões, além de 94 kg de drogas apreendidas. Nessa conta, ainda não foi computada a apreensão de um fuzil localizado com um adolescente no Jardim Picerno, em Sumaré, e o desmanche “estourado” em Monte Mor na última semana.
Criado para atuar principalmente contra o tráfico de drogas e crime organizado, o 10º Baep tem sede no Jardim São Francisco, em Piracicaba. O Batalhão foi inaugurado em dezembro de 2019. Seus mais de 200 policiais são treinados e preparados para atuarem em situações consideradas mais graves como confronto com criminosos.
O comandante do 10º Baep, tenente-coronel Fernando Aparecido de Souza, explicou que cada equipe é composta por quatro policiais e recebem treinamento específico para atuarem em quaisquer situações. “Todo trabalho do Baep é realizado por meio de inteligência policial”, afirmou o comandante.
Souza explicou ainda que para as ocorrências relacionadas à emergência, as pessoas precisam continuar a usar o telefone 190 do Copom (Centro de Operações da Polícia). “Os atendentes estão aptos para fazer os atendimentos necessários e direcionar os policiais para o caso específico, dependendo situação”, enfatizou o comandante.

AÇÕES
Além da atuação com equipes da Polícia Militar, o 10º Baep também apoia ações do Poder Judiciário, Ministério Público, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), escolta armada de alta periculosidade, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais, cumprimento de mandados de busca e apreensão, ações de controle de distúrbios civis, ações de antiterrorismo, ações de policiamento com cães, entre outras funções.
Um desmanche clandestino de veículos foi descoberto pelos policiais militares do 10º Baep, na tarde do dia 23/06 em um galpão, nas Chácaras Recreio Umuarama, em Monte Mor. Um acusado de participar da quadrilha foi preso. De acordo com o Batalhão, parte das peças pertencia aos veículos roubados na manhã do mesmo dia, em Araras.
Na ocasião, o tenente Johnny disse que após o trabalho de Inteligência do Batalhão, conseguiram chegar à identidade de um dos envolvidos que residia em Monte Mor. Os policiais foram até a casa do rapaz, onde ele foi localizado. Ele teria relatado o endereço de um galpão, na mesma cidade, onde estariam os veículos roubados.
“O galpão era monitorado por câmeras e assim que os suspeitos perceberam a aproximação da polícia, eles fugiram pelos fundos. No local, constatamos que parte das peças pertencia aos veículos roubados em Araras”, disse o tenente.

FUZIL
Dia 21 de junho, os policiais localizaram um fuzil, de fabricação caseira, que estaria escondida, em uma área verde, no Jardim Picerno, em Sumaré. Dois adolescentes de 15 e 17 anos foram apreendidos no local e levados ao 2º Distrito Policial e depois custodiados provisoriamente em uma cela anexa à Cadeia de Sumaré até serem apresentados à Vara da Infância e Juventude.
De acordo com o Batalhão, os policiais faziam patrulhamento no bairro para apurar um disque-denúncia, relativo ao tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo. No endereço informado, os policiais teriam localizado o menor que já ficou apreendido na Fundação Casa, após envolvimento em ato infracional por tráfico de drogas.
O adolescente teria relatado aos policiais, que tinha escondido um fuzil perto de uma bananeira. Outro adolescente de 17 anos, que também ficou internado na Fundação por ato infracional de roubo também foi localizado pelos policiais. Ambos ficaram custodiados provisoriamente até serem apresentados à Vara da Infância e Juventude para acompanhamento do caso.

Domingo, 28 de Junho de 2020

Veja Também

Sumaré faz 1,2 mil testes de Covid-19 em servidores e ONGs; 45 dão positivo

A Prefeitura de Sumaré encerrou o ciclo da testagem rápida para diagnóstico da Covid-19 entre ...