Deputado Dalben congratula Campinas, elevada a metrópole

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) solicitou à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) o registro de voto de congratulação ao Município de Campinas – primeira cidade brasileira elevada à categoria de metrópole que não é uma capital estadual. Com a ascensão de Campinas, o Estado de São Paulo também se tornou a primeira unidade da federação a ter duas metrópoles.
A classificação foi feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) após a pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018, divulgada quinta-feira (25/06) e que é realizada a cada dez anos para identificar e analisar a rede urbana brasileira, estabelecendo a hierarquia dos centros urbanos e as regiões de influência das cidades.
Dalben é natural de Campinas, onde viveu sua infância e parte da adolescência. Ainda jovem, mudou-se para a cidade vizinha de Sumaré, na região do Matão, onde construiu sua família e sua trajetória política. Quando foi prefeito de Sumaré (1997 a 2004), Dalben teve a oportunidade de presidir o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas por dois períodos (2003 e 2004), contribuindo para os avanços regionais das últimas décadas.
“Tenho um carinho muito especial por Campinas, que é a nossa capital regional e hoje um polo tecnológico e logístico de grande relevância para todo o estado e país. É cortada por rodovias importantes, conta com o Aeroporto Internacional de Viracopos, possui uma economia diversificada e também um centro de excelência em ensino e pesquisa, com uma das principais universidades brasileiras – a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Com elevado número de empresas e instituições públicas, Campinas é uma terra de muitas oportunidades, referência na oferta de bens e serviços”, ressaltou Dalben.
“A elevação à metrópole é um fato histórico que não poderia passar em branco. Fica aqui então nosso voto de congratulação e meus parabéns a todo o povo campineiro, às autoridades constituídas – na pessoa do prefeito Jonas Donizette –, clubes de serviço, organizações sociais, aos credos religiosos, à imprensa, que mantém um papel fundamental no processo democrático, e a todos aqueles que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do município”, completou o parlamentar.

Sábado, 27 de Junho de 2020

Veja Também

Sumaré faz 1,2 mil testes de Covid-19 em servidores e ONGs; 45 dão positivo

A Prefeitura de Sumaré encerrou o ciclo da testagem rápida para diagnóstico da Covid-19 entre ...