Prefeitura de Sumaré destaca as ações de recuperação e conscientização ambiental

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, gestão municipal divulgou um balanço das ações na área

Efetuar o plantio de mudas frutíferas e de espécies nativas, além de árvores próprias para Arborização Urbana; recuperar e revitalizar áreas verdes; embelezar a cidade com primaveras e flores; e contribuir para tornar o município cada vez mais sustentável. Visando essas metas, a Prefeitura de Sumaré trabalha, por meio da Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, com ações de reflorestamento em áreas de preservação ambiental, no Horto Florestal e demais espaços públicos.
No dia 05 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Administração Municipal divulgou um resumo das ações na área, um balanço positivo, afinal, a data merece. Os cuidados vão além do plantio e da recuperação de áreas verdes. A intenção é conscientizar a população, estimulando iniciativas de conservação, reciclagem, respeito à natureza e uso dos recursos naturais de maneira sustentável – atitudes essenciais para a preservação do Meio Ambiente.
“Nosso objetivo é ampliar os espaços verdes na cidade e, ao mesmo tempo, mobilizar a população para que incorpore à rotina diária as práticas de preservação e conscientização para a importância dos cuidados com o Meio Ambiente. Dessa forma, podemos efetivamente construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os sumareenses e para as futuras gerações”, destacou o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
Nos últimos três anos, foram realizadas diversas ações voltadas à conservação e à recuperação ambiental em todas as regiões da cidade. Por meio do Projeto Replantar, quase 30 mil mudas foram plantadas em solo sumareense.
Somente no ano de 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de, aproximadamente, 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de Arborização Urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental. Desse total, o Meio Ambiente de Sumaré executou o plantio de 1.600 mudas de Primavera.
A primeira etapa, que teve início em dezembro, compreendeu a área entre o portal da cidade até as proximidades do Viaduto Aristides Moranza, deixando mais verdes os canteiros dos dois lados da Avenida Júlio de Vasconcellos. Dentro do mesmo projeto de revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura também promoveu a restauração do paisagismo em praças municipais na região Central e na Área Cura. Em 2018, foram 9.500 mudas e no primeiro ano de mandato 7.000 mudas.
Neste ano, até o momento, já são 4.000 mudas de espécies nativas, próprias para arborização urbana. Desse total, 2.400 foram plantadas durante o mês de maio no Jardim Basilicata, Parque Francheschini, Jardim Alvorada e Jardim Fantinatti. As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, que está localizado na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Mais de 7 mil pedidos feitos pela população foram atendidos ano passado.

FISCALIZAÇÃO
O trabalho da equipe de Meio Ambiente da Prefeitura envolve ainda o acompanhamento e apoio às ações executadas pelas demais secretarias com relação às questões ambientais. O órgão, por exemplo, é responsável pela aplicação de advertências e multas, previstas em lei para os casos de infrações relacionadas ao meio ambiente local. No ano passado, foram 49 advertências e 69 multas.
Também é de responsabilidade da pasta a emissão de licenças ambientais. Foram 117 solicitações atendidas em 2019, incluindo licença simplificada de instalação e operação, renovação de licença, entre outras. A Secretaria está localizada na Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, no Jardim Primavera. Para mais informações, o telefone do órgão é (19) 3903.2431.

Sábado, 6 de Junho de 2020

Veja Também

Ex-patroa cometeu crime de abandono de incapaz no Caso Miguel, diz advogado

Criminalista Leonardo Pantaleão diz que conduta induz a uma intenção deliberada com consequência causal e ...