Câmara aprova criação do Programa de Saúde Preventiva na Educação Infantil

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou um Projeto de Lei que cria o Programa de Saúde Preventiva na Educação Infantil. De autoria do vereador Edgardo Cabral (Republicanos), o PL nº 114/2019 pretende orientar pais e profissionais que atuam nas instituições de educação infantil da rede municipal. A propositura foi aprovada com 19 votos favoráveis na sessão ordinária de terça-feira (02/06) e agora será encaminhada para apreciação por parte do prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
Conforme o artigo 2ª do PL, o objetivo do programa é proteger os profissionais de educação, as crianças e suas famílias do contágio de doenças transmissíveis. “A literatura científica tem alertado para o fato de que crianças e profissionais que atuam em instituições de educação infantil estão sujeitos a risco significativo de contaminação de doenças como hepatite, tuberculose, meningite, infecção hepática, doenças respiratórias, entre outras”, destaca Edgardo em sua justificativa.
O Programa de Saúde Preventiva na Educação Infantil será aplicado por meio de cursos, palestras e estabelecimento de rotinas de padrão de procedimento nas situações de risco de contágio. “As recomendações incluem rotinas padronizadas com capacidade de reduzir significativamente as doenças transmissíveis como supervisão médica de rotina, controle de vacinação, lavagem das mãos, rotina de troca de fraldas, limpeza de superfícies e objetos, cuidados na manipulação de alimentos, rotina de lavagem de brinquedos, entre outras”, diz o vereador.
Edgardo Cabral defende o treinamento rotineiro dos profissionais de creches e pré-escolas, por profissionais da saúde devidamente habilitados, para que as medidas de controle e prevenção de doenças transmissíveis sejam implementadas.

Sábado, 6 de Junho de 2020

Veja Também

MP quer que Paulínia dê acesso e igualdade de tratamento de Covid

Os promotores de Justiça Verônica Silva de Oliveira e André Perche Lucke recomendaram à Prefeitura ...