Ainda sem casos confirmados, Sumaré decreta Estado de Calamidade Pública

Prefeitura incrementa ações contra o novo coronavírus; também foi suspenso o atendimento presencial nas repartições públicas municipais

Sumaré não registrava, até o final da tarde de ontem, casos positivos de novo coronavírus. Porém, visando o combate à doença, o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS) decretou na segunda-feira (23/03) Situação de Calamidade Pública na cidade, devido aos riscos representados pela provável pandemia. A Prefeitura também estabeleceu o regime de quarentena e suspendeu o atendimento presencial nas repartições públicas municipais.
As medidas foram anunciadas na terça-feira. Desde então, seguindo os decretos municipais e estaduais, o comércio da cidade suspendeu o atendimento, exceto os serviços essenciais como supermercados e congêneres, postos de gasolinas, hospitais e farmácias. A Prefeitura também suspendeu o atendimento presencial e manterá apenas o trabalho interno. Os protocolos, consultas e alguns serviços podem ser feitos pelo site www.sumare.sp.gov.br.
A relação de estabelecimentos abertos poderá ser reavaliada a qualquer momento, dependendo da fase epidemiológica do contágio e da evolução dos casos no Município. Os estabelecimentos que desrespeitarem a suspensão de suas atividades terão seu alvará de funcionamento suspenso e, em caso de reincidência, cassado.
“Em Sumaré, mesmo antes de ter casos confirmados no Brasil, já estávamos nos reunindo para tratar do coronavírus, pois trabalhamos para a prevenção e enfrentamento da doença, visando a saúde de nossa população. Queremos estar preparados para cuidar dos nossos moradores, que são nosso bem mais precioso. Realizamos uma reunião junto aos comerciantes para definir sobre o funcionamento do comércio em Sumaré e agradecemos pelo empenho de cada um deles. Contamos com a colaboração de todos, cada um de nós é responsável por barrar a transmissão da doença”, disse o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
Sumaré registrava ontem 65 casos ainda suspeitos da doença, além de dois suspeitos que já foram descartados. Os pacientes ainda considerados suspeitos passam bem e aguardam o resultado dos exames. Todas as unidades de saúde destinam vagas diárias para atender os casos suspeitos, bem como os colaboradores capacitados para receber os pacientes.

HIPOCLORITO
Uma das ações da Prefeitura contra o vírus é a limpeza com hipoclorito de sódio de “pontos estratégicos”. A aplicação teve início na terça (24/03) na região central, abrangendo Terminal Rodoviário (bancos e piso), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Macarenko e ambulâncias, Ambulatório de Especialidades, além da área interna e externa do Velório Municipal, incluindo as paredes, bem como o ponto de ônibus.
Como parte das medidas para evitar a disseminação do coronavírus, a entrada ao velório foi limitada; a área interna não está sendo utilizada, e mesmo do lado externo, está sendo feito revezamento para não causar aglomeração. Durante a semana a limpeza vai acontecer também em todos os pontos de ônibus da cidade, demais Unidades de Saúde e em bancos das praças. Os trabalhos estão sendo executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
“Estamos trabalhando desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Todo o apoio de bloqueio social por parte dos moradores se faz necessário nesse momento. Aproveito para agradecer a sensibilização de todos que estão empenhados junto com o Poder Público para conter essa pandemia”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Cidade reforça orientação sobre quarentena com carros de som
O isolamento social faz parte das medidas para evitar a disseminação da Covid-19, além de ser uma atitude solidária. Por isso, a Prefeitura de Sumaré começou a semana com auxílio de um carro de som que está percorrendo os bairros da cidade com o objetivo de reforçar as orientações à população sobre a importância de sair de suas residências apenas em casos de extrema necessidade.
“Estamos trabalhando desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Todo o apoio de bloqueio social por parte dos moradores se faz necessário nesse momento. Aproveito para agradecer a sensibilização tanto dos moradores quanto dos comerciantes que estão empenhados junto com o Poder Público para conter essa pandemia”, disse o prefeito Luiz Dalben, reforçando o pedido para “que todos os que podem ficar em casa, que fiquem”.
Acompanhado pelo Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, o carro de som da Defesa Civil percorrerá todas as regiões da cidade. Segundo a Secretaria de Segurança e a Defesa Civil, a população tem atendido ao apelo municipal e evitado a circulação nas ruas da cidade. No primeiro dia, o veículo passou por ruas das regiões do Matão, Maria Antônia e Dall’Orto. Na manhã da terça-feira (24/03), a ação de conscientização esteve no jardim João Paulo, Primavera, Nova Veneza e outras vias da área central.

Quarta-feira, 25 de Março de 2020

Veja Também

No Dia da Saúde, Prefeitura de Sumaré destaca seus investimentos na área

Inaugurações de Centros Especializados, inéditos na região, ofertam atendimento médico individual, exclusivo e preventivo Em ...