Comércio de Monte Mor vai divulgar validade de produtos em promoção

Supermercados, mercearias, padarias e demais estabelecimentos que comercializam produtos perecíveis precisarão afixar placas e cartazes informativos contendo a data de validade de mercadorias em promoção que estiverem a menos de dez dias do vencimento. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 88/2019, de autoria do presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT), aprovado na segunda-feira (09/03), por unanimidade, na sessão ordinária semanal do Legislativo.
Segundo a proposta, que será encaminhada ao chefe do Executivo para análise e eventual sanção, os estabelecimentos deverão prestar tal informação de maneira “precisa e esclarecedora, por meio de aviso escrito e em tamanho que possibilite a nítida visualização pelo consumidor”, contendo a frase: “Senhor(a) consumidor (a) – Aviso importante: produto com data de validade próxima a seu vencimento”. O texto deverá ser afixado próximo ao preço e ao local onde o produto estiver exposto.
Na Justificativa da propositura, Waltinho afirma que vários montemorenses já “relataram a falta de informação dos supermercados, no tocante às promoções de produtos perecíveis com datas próximas ao vencimento colocados à disposição do consumidor”. “Essa situação coloca em risco a população, porque nem sempre o consumidor está atendo à validade do produto, ficando passível de consumo após a validade por falta de clara informação na hora da compra”, afirma.
Em comentário feito no Plenário, Waltinho destacou que a medida será de suma importância para os consumidores, já que alguns comércios ainda não têm inserido avisos de que produtos estão próximos do vencimento. Já Marcos da Farmácia parabenizou a iniciativa e citou, ainda, uma lei aprovada na cidade do Rio de Janeiro, que prevê que estabelecimentos comerciais forneçam lupas para facilitar a leitura dos rótulos dos produtos.
Na sessão de segunda-feira (09), também foi rejeitado, por 9 votos contrários e 5 favoráveis, o Requerimento 6/2020, de autoria do vereador Ceará Mascate (Cidadania). A propositura pedia informações ao Poder Executivo sobre a Indicação 76/2019, de Ceará, que reivindicou manutenção asfáltica em todas as ruas do bairro Parque São Rafael. Antes da votação, houve ampla discussão sobre o assunto.

Quinta-feira, 12 de Março de 2020

Veja Também

Fiscalização ‘combate’ as festas clandestinas no final de semana

Equipes da Guarda Civil Municipal e do Setor de Fiscalização da Prefeitura de Hortolândia “seguem ...