Projeto ‘Ver e Viver’ entrega óculos para alunos das escolas municipais

Boa visão impacta diretamente no desempenho escolar de uma criança. Com apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio das secretarias Municipais de Educação e Saúde, a indústria Belgo Bekaert e a Fundação ArcelorMittal entregaram gratuitamente no dia 09 de dezembro (uma segunda-feira), cem óculos aos alunos de escolas municipais. A ação aconteceu nas EMs (Escolas Municipais) José de Anchieta, Lasquinha de Gente, Palhacinho Dengoso, Martha Smolli e Alcione Aparecida Fernandes Pereira.
Trata-se do Programa “Ver e Viver”, que busca detectar e tratar problemas visuais em crianças e adolescentes. Neste ano, o projeto contemplou 800 alunos matriculados no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. Após testes de acuidade visual, foi feito o encaminhamento de 140 crianças – que tinham sido diagnosticadas no primeiro semestre com algum tipo de problema na visão – para consulta com oftalmologista e doação dos óculos.
Para o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS), o programa “é de extrema importância para detectar precocemente problemas visuais, permitindo o tratamento antecipado”. “Muitos alunos não sabem que apresentam necessidades ou não possuem condições de adquirir óculos. Agradecemos a BMB e ArcelorMittal, parceiras importantes nesta ação social. Esse Projeto tem sido fundamental para conseguirmos evitar que uma possível alteração na visão, facilmente detectável na infância, fique mais grave e prejudique a vida do estudante, reduzindo dificuldades de aprendizado e socialização”, comentou o chefe do Executivo.

PROGRAMA
O “Ver e Viver” foi implantado em 1997 pela ArcelorMittal Piracicaba. A partir de 2000, foi expandido e passou a ser gerido pela Fundação ArcelorMittal Brasil. Atualmente, é realizado em mais de 25 cidades brasileiras. O programa busca detectar e tratar problemas visuais em alunos do ensino fundamental. Testes de acuidade visual são aplicados por educadores e profissionais de saúde capa citados e, em caso de necessidade, os estudantes são encaminhados a consultas médicas. O programa, que inclui a doação de óculos, influencia diretamente o rendimento escolar de crianças e adolescentes que poderiam ter a aprendizagem prejudicada por algum problema visual.

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019

Veja Também

Avenida Fuad Assef Maluf ganha um playground instalado pela Prefeitura

Mais um importante equipamento de lazer às crianças foi implantado na região do Picerno, por ...