Prefeitura de Hortolândia obtém 150 mil dólares para investir na área ambiental

A Prefeitura de Hortolândia conquistou US$ 150 mil a fundo perdido – isto é, sem necessidade de reembolso por parte do Poder Público – para investir na área ambiental. Em moeda brasileira, se considerado o dólar comercial da quinta-feira (05/12), o valor seria equivalente a R$ 630 mil. Os recursos são oriundos do Banco Internacional CAF (Corporação Andina de Fomento) e, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, serão utilizados em dois projetos prioritários: o Plano de Arborização Urbana e o Levantamento das Nascentes do Município de Hortolândia.
A aprovação dos projetos foi informada à Prefeitura, nesta quarta-feira (04/12), via documento assinado pelo representante da CAF no Brasil, Jaime Holguín. A próxima etapa será a formalização e assinatura do Termo de Cooperação Técnica, a ser feita pelo prefeito Angelo Perugini (PDT) em Brasília, em breve.
Ambos os projetos foram apresentados a Perugini como metas para 2020, durante reunião geral com os servidores do Meio Ambiente, no último dia 28 de novembro. A previsão, divulgada nesta ocasião, é que tanto o plano de arborização urbana quanto o levantamento de nascentes estejam concluídos até setembro do próximo ano.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, os estudos serão feitos por empresa a ser contratada pela CAF, sendo acompanhados por técnicos da secretaria.
O Termo de Cooperação Técnica com a CAF para o desenvolvimento de projetos ambientais faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para estimular o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta recursos financeiros da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Domingo, 8 de Dezembro de 2019

Veja Também

Avenida Fuad Assef Maluf ganha um playground instalado pela Prefeitura

Mais um importante equipamento de lazer às crianças foi implantado na região do Picerno, por ...