Câmara Jovem apresenta à Prefeitura 49 propostas para melhorar Paulínia

Os vereadores jovens de Paulínia encerraram as atividades do ano no último dia 25 de novembro, em reunião na Prefeitura com o prefeito Du Cazellato (PSDB), com a entrega de todas as 49 propostas apresentadas em 2019 no decorrer das atividades do projeto de participação desenvolvido pela Câmara Municipal. O encontro concluiu o trabalho iniciado em março com os estudantes beneficiados pelo projeto, quando escolas da cidade foram convidadas a promover eleições internas. Os temas envolveram problemas em instituições de ensino e sugestões nas áreas de Educação, Cultura, Transporte, Lazer e Esporte, entre outros assuntos.
Nos meses seguintes à posse, os alunos eleitos tomaram posse, participaram de oficinas, visitaram a Assembleia Legislativa de São Paulo e votaram vários temas em três sessões. Na segunda-feira, foi o momento de os alunos entregarem todas as propostas votadas ao Poder Executivo.
Os membros da Câmara Jovem foram recebidos pelo prefeito e pelas secretárias de Educação, Meire Muller, e de Assistência Social e Cidadania, Rita Coelho. O vereador Fábio Valadão (PRTB), autor do projeto, representou o Poder Legislativo. Como parlamentares, os jovens puderam se apresentar, defender ideias, sugerir melhorias e tirar dúvidas.
As discussões envolveram temas abrangentes como Educação, Transporte Público, Cultura, Esporte e lazer. Ao todo, foram apresentadas 35 indicações (sugestões), 11 requerimentos (cobranças de informações e medias), 2 moções (agradecimentos) e 1 Projeto de Lei, sobre a criação de um Banco de Voluntários das Escolas Públicas, para interessados em desenvolver projetos voluntários extracurriculares, como aulas de música, idiomas, esportes e artesanatos.
Além do encontro no gabinete do prefeito, os integrantes conheceram os trabalhos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Mais do que simular a atividade legislativa, a Câmara Jovem de Paulínia tem como objetivo chegar a ouvir a população jovem e alcançar resultados concretos para a cidade.
“Lembro quando demos o pontapé inicial neste projeto na Câmara que começou com quatro escolas e agora já conta com seis colégios participantes. Acredito que o futuro passa pela conscientização de todos e é satisfatório ver o quanto eles aprenderam durante este ano”, comentou Cazellato.

O PROJETO
A Câmara Jovem integra o Programa Pequeno e Jovem Cidadão, criado por Resolução Municipal em 2017, com o objetivo de estimular estudantes a debaterem e apresentarem propostas de melhorias para as escolas onde estudam e também para toda a comunidade.
Cada escola participante elege um ou mais representantes por meio de eleição interna, totalizando 15 vereadores jovens na cidade. Os eleitos e seus suplentes têm atividades para compreender o funcionamento dos três Poderes e entender como podem apresentar sugestões. Também participam de reuniões, visitas a órgãos públicos e sessões do Poder Legislativo, sempre acompanhados por profissionais do setor técnico da Câmara Municipal.
Neste ano, seis escolas foram parceiras no projeto, sendo duas municipais, duas estaduais e duas particulares: EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, EE Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, EE Residencial São José, Colégio Integral e Colégio Metropolitan Paulinense.
Em 2020, serão abertas as inscrições para interessados em participar da terceira edição da iniciativa. Todas as propostas da Câmara Jovem 2019 podem ser consultadas em https://www.camarapaulinia.sp.gov.br/cmp/wp-content/uploads/2019/11/C%C3%A2mara-Jovem-Propostas-2019.pdf. Contatos podem ser feitos pelo e-mail cerimonial@camarapaulinia.sp.gov.br.

Domingo, 8 de Dezembro de 2019

Veja Também

Avenida Fuad Assef Maluf ganha um playground instalado pela Prefeitura

Mais um importante equipamento de lazer às crianças foi implantado na região do Picerno, por ...