Prefeitura inaugura unidades do Centro Dia e Residência Inclusiva em Sumaré

Unidades foram entregues à população através de uma parceria entre a Administração e a Associação Pestalozzi

“Inauguramos hoje dois grandes sonhos da nossa cidade, que representam um marco na assistência e inclusão social das pessoas com deficiência”. Esta foi a fala da presidente do Fundo Social, Mara Dalben, durante a inauguração do Centro Dia e da Residência Inclusiva de Sumaré, duas novas unidades voltadas para o atendimento humanizado a portadores de deficiência do município e que são resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sumaré e a Associação Pestalozzi.
A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã de quinta- -feira, dia 11, e contou com intérprete de Libras e também com uma belíssima apresentação de alunos da Pestalozzi, com a música “Sumaré, Meu Orgulho, Meu Lugar”, produzida pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura em homenagem aos 150 anos da cidade, comemorados no ano passado.
O Centro Dia, localizado no bairro Chácaras Bela Vista, foi todo reformulado para o atendimento especializado diário a pessoas com deficiência e suas famílias. Em Sumaré, são oferecidas 90 vagas no Centro Dia da Associação Pestalozzi e mais 60 vagas na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Já a Residência Inclusiva é inédita e vem para garantir um novo lar àqueles que mais precisam. “Esse é um belíssimo projeto que vai oferecer um novo lar, uma nova família para os nossos moradores com deficiência que já perderam seus familiares ou que não têm condições de autossustentabilidade. É mais um sonho realizado na nossa cidade, é com muita alegria que participamos deste momento histórico na área da Inclusão Social”, explicou a presidente do Funssol, Mara Dalben, representando o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS) na cerimônia. Na Residência Inclusiva, localizada no Jardim Bela Vista, serão 10 vagas oferecidas em parceria com a Associação Pestalozzi.
“Nossa administração tem concentrado todos os esforços na prestação de serviços de excelência, tendo sempre como premissas básicas o cuidado, a atenção e a humanização no atendimento. Agradecemos à Pestalozzi por mais essa parceria, essencial para levarmos mais qualidade de vida e autonomia aos nossos moradores que possuem algum tipo de deficiência. É uma honra poder fazer parte dessa história e poder contribuir com aqueles que mais precisam”, completou o prefeito Luiz Dalben.
Segundo o secretário de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sumaré, Edson Cosme – também presente nas inaugurações –, os espaços serão destinados a pessoas com deficiência, moradoras de Sumaré, encaminhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). “O nosso prefeito é um prefeito que cuida das pessoas. Se não houver uma administração que tem esse olhar, esse carinho verdadeiro com o ser humano, as coisas não acontecem. Temos um prefeito que cuida, que dá carinho para as pessoas que mais precisam, e a inauguração destes novos locais demonstra o comprometimento desta gestão com a inclusão social, com uma saúde melhor. Agradeço ao prefeito Luiz Dalben por essa oportunidade de ajudar as pessoas e proporcionar meios para que elas possam crescer na vida”, disse Cosme.
Maria Rosa Belinatti Bortolotti, presidente da Associação Pestalozzi de Sumaré, também destacou o empenho do deputado estadual Dirceu Dalben (PR) para a inauguração do Centro Dia e da Residência Inclusiva. “A gente faz esse trabalho de coração e com muito amor. Só temos a agradecer a dona Mara Dalben e o deputado Dirceu Dalben pela parceria e pela confiança que depositaram em nós”, comentou.
Os secretários municipais de Educação, Mirela Cia Medeiros, e de Comunicação Social, José Vilalon Filho, também marcaram presença nas inaugurações, assim como o presidente da Câmara de Sumaré, Willian Souza, e os vereadores Dudu Lima, José Tavares e Ulisses Gomes. Ainda prestigiaram a solenidade João Moreira Nunes, presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Estado de São Paulo, e Alex Vitarelli, secretário de Inclusão Social da Prefeitura de Guarulhos.

Sobre a Pestalozzi
A Associação Pestalozzi de Sumaré é uma Entidade filantrópica sem fins lucrativos fundada em 24 de Setembro de 1987. Tem como missão contribuir para melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, assegurando o seu acesso a projetos que propiciem o atendimento especializado em habilitação e reabilitação; estimular a participação e inclusão da pessoa com deficiência em conselhos, fóruns oportunizando o exercício da cidadania, bem como a luta em defesa de seus direitos; propiciar programas de acolhimento às famílias e geração de renda.

Veja Também

Adesão à ‘Greve Geral’ pode levar a dia descontado, alertam advogados

Centrais sindicais prometem paralisação de atividades nesta sexta-feira, 14 de junho, contra a Reforma da ...