Páscoa movimenta mercado artesanal da RMC, garante a rede Center Panos

Procura por produtos para decoração de ovos artesanais, como tecidos personalizados e pelúcias, aumenta 20% na rede

Os ovos de chocolate artesanais estão cada vez mais presentes na Páscoa, uma demanda que movimenta, também, as lojas de artesanato. Na Center Panos, maior rede de franquia de artesanatos do país, o movimento cresce 20% no período que antecede a Páscoa. A procura é principalmente por tecidos personalizados, bichos de pelúcia e cestas para embalagens, entre outros itens decorativos.
A expectativa é que o faturamento da rede aumente 8% este ano, comparado com a Páscoa do ano passado. Além dos produtos para personalizar os chocolates, o empresário Ronaldo Cordão observou que há uma procura, também, pelos cursos ligados à data. “As pessoas procuram nossos cursos para aprender e empreender de uma maneira mais profissional. E elas têm acesso a diversas técnicas”, comentou.
Dados do Sebrae mostram que o artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano no país e envolve cerca de 8,5 milhões de pessoas. A atividade é a base de sustento de dez milhões de brasileiros. “Muitos artesãos aproveitam as datas comemorativas, como a Páscoa, para incrementar as vendas, com produtos novos e criativos”, afirmou Cordão.
Débora Nabeiro é um exemplo. Há três anos ela faz chocolates artesanais. Ela comercializa pelas redes sociais e também em feiras de artesanato. Na Páscoa, a produção é dedicada aos ovos. E para deixar os produtos ainda mais irresistíveis, ela investe em uma bela decoração. Comprou fitas e laços na Center Panos do Centro de Sumaré. “O visual faz toda a diferença e temos que caprichar para ganhar o cliente”, comentou.
Para atender à demanda do período de Páscoa, cada loja da rede Center Panos deve contratar, pelo menos, um funcionário temporário. Com sede em Campinas, São Paulo, a rede Center Panos tem hoje 36 lojas físicas espalhadas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Nesta Páscoa, de acordo com dados da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), a expectativa é que sejam comercializadas 3.450 toneladas de ovos de chocolate na RMC (Região Metropolitana de Campinas), cerca de 1,5% acima do período anterior.
Apesar da baixa atividade econômica do país, ainda, esta Páscoa deverá ser melhor que a Páscoa de 2018, que foi pouco acima que a Páscoa anterior de 2017. Na RMC, a Páscoa deve gerar 4.920 vagas de trabalho temporário, um aumento de 1,65% em relação ao ano passado.

Veja Também

Rodovias do Tietê realiza ‘Seleção na Estrada’ nesta 5ª em Monte Mor

Ação de conscientização acontece no Posto Terra Preta; também na manhã desta 5ª-feira, pedestres receberão ...