Alunos das escolas de tempo integral serão inseridos no Programa ‘Viva Mais’

Ação foi definida e anunciada durante a capacitação aos agentes educacionais da Prefeitura de Hortolândia

Para elevar a qualidade de vida e longevidade da população de Hortolândia, o Programa “Viva Mais” vai integrar a grade de atividades das escolas municipais de tempo integral por meio do protagonismo social. A ação foi definida e anunciada na última semana durante a capacitação oferecida aos agentes educacionais, que se preparam para conduzir as estações de vivência de linguagens artísticas; de acompanhamento pedagógico – protagonismo e recreação, e de esporte e lazer, todas no período oposto ao das aulas regulares. A iniciativa é da Administração por meio das secretarias de Governo (Programa “Viva Mais”) e de Educação, Ciências e Tecnologia.
A capacitação oferecida aos agentes educacionais apresentou os princípios para uma atuação pedagógica intencionalmente voltada para a promoção do desenvolvimento integral dos alunos.
“A realização de programas municipais de educação integral, com investimento em qualidade e na formação plena dos estudantes, bem como a inserção do Programa ‘Viva Mais’ na grade escolar, possibilitará a construção de diversos valores nos alunos. O projeto incentiva o equilíbrio para preservar a saúde e qualidade de vida”, explicou a secretária adjunta de Governo, Silvania Anizio da Silva.

VIVA MAIS
O Programa “Viva Mais” tem como objetivo principal promover a melhoria e elevação da qualidade de vida e longevidade da população de Hortolândia, de forma intersetorial por meio da integração de todas as secretarias municipais e sociedade como um todo, levando a execução de ações e projetos em consonância com os fundamentos e pilares do programa.
Sua missão é transformar em ações concretas todos os fundamentos e diretrizes do programa para proporcionar uma vida saudável aos munícipes, atuando com parceria e comprometimento de todos os órgãos da Administração Pública Municipal. O objetivo é transformar Hortolândia, num horizonte de dez anos, em cidade inteligente e saudável, com pessoas centenárias, felizes, interativas, com excelência na qualidade de vida.

INTEGRAL
Criado pelo governo Angelo Perugini (PDT) em 2011, o Programa de Educação Integral foi retomado em 2017. Atualmente, o programa beneficia 15 escolas municipais. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 EMEFs participem dele, atendendo 4.210 alunos. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões.
“O programa pretende oferecer atendimento em tempo integral aos nossos alunos, buscando dessa forma, desenvolver o ensino-aprendizagem por meio de diferentes atividades lúdicas, garantindo o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural”, afirmou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Amora Barchini.

Veja Também

Alunos do Colégio Caramelo COC participam de plantio de árvores

Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Caramelo COC, de Hortolândia, participaram no dia 09 ...