Equipe do Águia da Polícia Militar recebe medalha de Defesa Civil

Policiais foram reconhecidos pelos trabalhos de resgate realizados em Brumadinho durante quase duas semanas de atuação

Tripulantes das Bases de Radiopatrulha Aérea – os helicópteros Águia da Polícia Militar – foram homenageados na segunda-feira (11) após as atuações nos resgates em Brumadinho/MG. A honraria foi concedida pelo governador, João Doria (PSDB), e o secretário estadual da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, durante a cerimônia de entrega da medalha da Defesa Civil. Na área do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) de Piracicaba (responsável pelas cidades de Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Nova Odessa), os policiais homenageados foram o major Edgard, capitão Tomazela e os sargentos Duarte, Pedro (mecânico) e Júlio.
A solenidade, que homenageou policiais militares, civis e técnico-científicos, foi realizada no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo foi reconhecer e estimular o bom trabalho dos policiais que atenderam ocorrências de destaque. “Nosso Estado tem o privilégio de ter as melhores polícias do país e vamos dar a atenção e o reconhecimento necessários para que esse padrão continue”, ressaltou Doria.
O programa foi instituído por meio da Resolução nº 8 da SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) no dia 29 de janeiro deste ano, e tem como objetivo reconhecer e estimular o bom o trabalho dos policiais. Mensalmente, 20 policiais das três polícias são homenageados pelas ações de destaque em prol da segurança da população. Esta foi a primeira edição do programa.
Também foram agraciados policiais militares, civis e dois técnico-científicos. “Esse programa é a valorização profissional de cidadãos simples e anônimos que saem de casa todos os dias para servir”, destacou o general Campos.
O Águia de Piracicaba, do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), atende 52 municípios, incluindo as cidades de Sumaré, Monte Mor, Nova Odessa e Hortolândia que fazem parte do 48º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior). Os policiais do Águia de Piracicaba foram avisados que partiriam apenas uma hora antes da decolagem. Quando foram notificados, eles ainda não tinham recebido as instruções sobre os trabalhos que seriam realizados e nem a duração da atividade em Brumadinho.

ÁGUIA
Durante o evento, no total foram homenageados 54 policiais militares e sete policiais técnico-científicos que foram enviados para auxiliar nos trabalhos de busca e identificação das vítimas da tragédia em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Os profissionais receberam medalhas da Defesa Civil.
“É com muita satisfação que estamos homenageando o excelente trabalho desses profissionais, especialmente os que estiveram em Brumadinho para ajudar”, afirmou o governador.
Do total de 54 homens, 44 são do Corpo de Bombeiros e 10 são tripulantes do Comando de Aviação da PM, além de dois cães farejadores. Dos policiais científicos, foram homenageados dois médicos legistas, dois atendentes de necrotério e três auxiliares de necropsia.
A tropa paulista contou com o apoio de dois helicópteros, 12 viaturas, drones, um caminhão com material operacional, 400 kits de identifi- cação de DNA e todo equipamento necessário para os trabalhos na região.

OPERAÇÕES
O governador também destacou os excelentes resultados das operações realizadas até o momento, como a “São Paulo Mais Seguro” e a “Rodovia Mais Segura”. Juntas, as sete ações detiveram 1.154 pessoas e recapturaram 670 procurados da Justiça.
Foram realizadas 400.568 abordagens, além da apreensão de 454,3 quilos de drogas e 132 armas ilegais. Mais de 212 mil veículos foram vistoriados. A PM também recuperou 414 veículos, todos eles produtos de roubo ou furto. Nas sete operações, houve uma média de 10 aeronaves e 7.109 viaturas empregadas nas ações.
Foram montados 19.447 pontos de locais estratégicos, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para combater o crime. Também houve reforço do policiamento em terminais de ônibus e aeroportos.

Veja Também

Inovações tecnológicas são temas de seminário da CT-ID dos Comitês PCJ

Evento será realizado nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, no Núcleo de Educação Ambiental do Parque ...