Hospital Samaritano Hortolândia é referência em cirurgia de catarata

Unidade realiza cerca de 40 procedimentos por mês em pacientes de diversos planos privados de Saúde atendidos pela Rede Samaritano

Com equipamentos modernos e equipe qualificada, o Hospital Samaritano Hortolândia é referência na cidade e região em cirurgias de catarata. Atualmente, cerca de 40 procedimentos são realizados, por mês, em pacientes dos planos PHS Samaritano Saúde, Proasa, Unimed Campinas, Unimed Intercâmbio, Porto Seguro, Bradesco Saúde, Amil, Fundação Cesp, GEAP, Mediservice, Operadora Unicentral e SulAmérica Saúde.
A cirurgia de catarata é feita por equipe especializada da OftalmoCenter. “Estamos há mais de 20 anos no mercado com equipamentos de última geração para diagnóstico e tratamento. Nossa equipe preza pelo cuidado, pela tecnologia, capacitação e qualidade no atendimento e no serviço de oftalmologia”, disse o oftalmologista responsável pela OftalmoCenter, André Maurício Sleiman Raad Camargo.
“O Hospital Samaritano Hortolândia é referência no procedimento. Está aparelhado em todas as especialidades médicas e em relação a oftalmologia, tem todo o amparo necessário contando inclusive com equipe gabaritada”, completou Camargo.
A cirurgia é feita com anestesia de colírio. Dura em média de cinco a oito minutos. “Nela, é retirada a lente natural do olho, o cristalino, que ficou opaco e é substituído por um cristalino artificial que chamamos de lente intraocular. Essa lente intraocular tem se modernizado aos longos dos anos e hoje, é capaz também de corrigir inúmeras doenças visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e mais recentemente, a presbiopia (vista cansada), que é a dificuldade que as pessoas com mais de 40 anos podem apresentar ao focalizar objetos mais próximos”, frisou.
Para a realização da cirurgia de catarata é necessário que o paciente agende consulta com o oftalmologista no Ambulatório de Especialidades do Hospital Samaritano Hortolândia através do telefone (19) 3809-5151. Após avaliação médica e se houver necessidade, o procedimento é agendado e realizado.

CATARATA
O oftalmologista explicou que a catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho que tem a função de focalizar os objetos. “Com o decorrer dos anos, com a idade avançada, o envelhecimento essa lente deixa de ser transparente e consequentemente diminui a qualidade da visão”. De acordo com ele, existem outras causas como o uso de medicamentos como os corticoides. “A cortisona a longo prazo pode causar uma catarata precoce. Algumas doenças obrigam o uso contínuo desse medicamento.”
Existe também a catarata causada em crianças por genética. “Na catarata congênita, a criança nasce com esse problema, essa opacidade na lente natural dos olhos. E também precisa de cirurgia”, disse. “Há também a catarata causada por traumas, pancadas. E por acidentes com substancias químicas extremamente nocivas para o olho”, informou o médico.

TRATAMENTO
O tratamento é cirúrgico. “É uma cirurgia moderna. Sem a necessidade de internação. O paciente é operado e, logo em seguida, liberado para ir para casa. Não há mais necessidade de dar pontos. A nova técnica permite realizar micro incisões que chamamos de autosselantes as quais não necessitam de pontos, facilitando a cicatrização e a recuperação”, destacou.
André alertou que toda doença oftalmológica deve ser prevenida com visitas periódicas ao oftalmologista. “Muitas vezes, uma doença sistêmica do paciente pode ser a causa da catarata. Às vezes, um diabetes descontrolado, uma artrite não controlada. Como também o uso de medicamentos que o paciente não sabe que pode ser utilizado a longo prazo. A consulta serve para essas orientações e prevenção”, finalizou.

Conheça mais sobre o Hospital Samaritano de Hortolândia

O Hospital Samaritano de Hortolândia é o único hospital particular na cidade. Foi inaugurado em 2012 e ampliado no final de 2017. Por dia, cerca de 300 pessoas são atendidas no Pronto-Socorro. Desde então, o Hospital Samaritano já atendeu mais de 12 mil pacientes particulares e usuários do PHS Samaritano Saúde e de diversos outros planos de saúde.
A Unidade de Saúde conta com serviços de Tomografia computadorizada, leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, Maternidade, Pronto-Socorro, Ambulatório de Especialidades, Centro Cirúrgico, Raio X e Ultrassom.
O Ambulatório atende especialidades como urologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, cirurgia plástica, endoscopia, colonoscopia, dermatologia, cardiologia, endocrinologia, fonoaudiologia, neurologia, nutricionista, ortopedia, pediatria, psicologia e otorrinolaringologia. O endereço é Rua Osvaldo da Silva, nº 10, no Jardim Villagio Ghiraldelli, em Hortolândia.

Veja Também

Defesa Civil de Sumaré treina para a ‘Operação Chuvas de Verão’ de 2020

Membros do órgão participaram durante dois dias da 7ª Oficina Preparatória Regional, promovida pela CEPDEC-SP ...