Centro Paula Souza lança novo curso online para formação de mediadores

Com duração de 30h, curso tem conteúdo interativo para capacitar professores que pretendem atuar como mediadores de EaD

O Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) lançou o curso livre online gratuito de Formação de Professores Mediadores para EaD (Educação a Distância). Com duração de 30 horas, divididas em cinco aulas, o curso conta com conteúdo interativo para capacitar educadores que pretendem atuar como mediadores de EaD, abordando práticas de comunicação, mediação e metodologias de ensino.
O interessado pode se inscrever e estudar a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo. Basta acessar o site mooc.cps. sp.gov.br em um computador conectado à internet e se cadastrar com login e senha. Ao final do curso, é feita uma avaliação online para emissão de certificado.
Este é o nono curso livre lançado pelo Centro Paula Souza na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo). As outras oito formações são Autocad, Canvas, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mercado de Trabalho e Vendas. Os conteúdos são dinâmicos, com várias leituras, reflexões, vídeos, jogos, avaliações e exercícios. Lançada em 2015, a plataforma Mooc do CPS já soma mais de 140 mil inscritos.
Além dos cursos livres, o CPS oferece outras modalidades de Educação a Distância em diferentes níveis. São três cursos técnicos em modalidade aberta, com duração de três semestres: Administração, Comércio e Secretariado. As aulas são transmitidas pela web e podem ser acessadas via smart TV, computador, celular ou tablet. O estudante é responsável pelo seu próprio aprendizado, de forma autoinstrucional, organizando seu cronograma de estudos. Somente os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem semestralmente. Ao final do curso, o aluno aprovado recebe diploma de técnico. Os livros e os vídeos estão disponíveis na internet.
O Centro Paula Souza conta ainda com os cursos de Administração, Comércio, Eletrônica, Guia de Turismo, Secretariado e Sistemas de Energia Renovável nas modalidades online ou semipresencial. O ingresso nessas opções se dá por meio do Vestibulinho.
Outra iniciativa do CPS é o Ensino Médio EJA online. A formação é voltada a pessoas maiores de 18 anos que pretendem ingressar em um curso técnico ou no Ensino Superior, mas ainda precisam obter a certificação de nível médio. A versão completa do supletivo online tem duração de três semestres. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais. Confira em http://www.portal.cps. sp.gov.br/telecurso-tec/ensino-medio-eja.asp.

O CENTRO
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.
Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 83 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Veja Também

Esgoto doméstico causa a morte de peixes em represa de Nova Odessa

Companhia Ambiental de São Paulo confirmou na quarta-feira o vazamento de esgoto doméstico na região ...