Macris é o 17º melhor parlamentar do Brasil segundo o Ranking dos Políticos

Parlamentar reeleito para o segundo mandato consecutivo na Câmara se destacou como melhor parlamentar federal da RMC, 3º melhor por SP e 17º no país

O deputado federal pela RMC (Região Metropolitana de Campinas), Vanderlei Macris (PSDB) recebeu na última quarta-feira (12/12) o Prêmio Excelência Parlamentar concedido pelo site Ranking dos Políticos, pela sua contribuição ao desenvolvimento do país através de sua atividade legislativa, referente à 55ª Legislatura da Câmara dos Deputados (de 2015 a 2018). Macris foi apontado como o melhor parlamentar federal da Região Metropolitana de Campinas, o 3º melhor por São Paulo e o 17º do país, com 506 pontos no sistema adotado pelo site. Para comparação, a senadora Ana Amélia (PP/RS) aparece em 1º lugar no ranking, com 676 pontos.
Macris ressaltou que o prêmio “é importante num momento de descrédito da atividade política no país”. “Este destaque, somado à minha reeleição, é um ‘atestado’ que ganho da população sobre o meu trabalho político, que busco exercer com ética e hombridade”, disse o tucano. O deputado reforçou também a importância de avaliações como esta, “para dar mais transparência (da atividade parlamentar) à sociedade”. “Esta é uma vitrine importante para população sobre a atuação dos seus representantes, uma importante prestação de serviço aos cidadãos”, completou.

RANKING
O Projeto Ranking dos Políticos (https://www.politicos. org.br/) monitora toda atividade legislativa Federal e tem como objetivo divulgar quais políticos mais contribui para o crescimento e desenvolvimento do país. A classificação leva em consideração fatores como presença em sessões plenárias, gastos da cota parlamentar, processos judiciais e a atuação legislativa. A última lista foi fechada em 15 de agosto e avaliou a atuação de todos os parlamentares desde fevereiro de 2015.
No geral, 76% (38 de 50) dos deputados federais brasileiros com melhor colocação parlamentar listados pelo Ranking dos Políticos no atual mandato conseguiram reeleição à Câmara, incluindo Vanderlei Macris. Ao todo, eles obtiveram cerca de 5.440.000 votos válidos.
Segundo o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), 407 deputados federais disputaram a reeleição. Deste total, os 50 candidatos que estavam com melhor avaliação no Ranking dos Políticos tiveram um índice de reeleição de 76%, enquanto a reeleição dos demais parlamentares foi de apenas 50%.
“Os números comprovam que a população está mais atenta ao desempenho dos parlamentares e utilizaram a plataforma para pesquisar antes de votar. Ficamos felizes com o resultado, pois um dos objetivos do Ranking é justamente que aqueles que fazem um bom trabalho no Congresso tenham reconhecimento. Nosso portal ajuda as pessoas a fazer essa separação entre o joio e trigo”, afirmou Renato Dias, diretor-executivo da ONG.
De acordo com Dias, a taxa de renovação do Congresso como um todo ficou acima das expectativas, acima de 50%. Ele lembra que historicamente o número de novos nomes costumava ficar abaixo desse número, caso da eleição de 2014, com 47% de renovação, e 2010, com índice de 44%.

CONHEÇA
Nascido em Americana, formado em Direito pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), o advogado e empresário Vanderlei Macris tem 68 anos e é casado. Começou a vida pública como vereador em Americana, depois foi deputado estadual por sete mandatos e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), cargo hoje ocupado por seu filho Cauê Macris, e finalmente deputado federal.
Candidato novamente pelo PSDB, Vanderlei Macris obteve 102.708 votos, totalizados 0,49% dos votos válidos no Estado, e foi reeleito deputado federal por São Paulo no 1º turno das Eleições de 2018. Entre outras iniciativas, Macris lidera as discussões da Câmara dos Deputados em apoio à viabilização do projeto do TIC (Trem Intercidades de Passageiros) do Governo do Estado junto às concessionárias federais e aos órgãos do Governo Federal envolvidos no processo.

Veja Também

Obra da Unidade de Saúde da Família em Monte Mor já está em fase de acabamento

O trabalho de construção da nova USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Moreira, ...