Virgílio Basso conquista o título da 1ª Divisão do Amador de Sumaré

Virgílio Basso x Nacional foi apitada pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza; Guarani é o campeão da “segundona”

Com uma goleada de 4 a 0 e um belíssimo gol de bicicleta, o Unidos do Virgílio Basso conquistou no último domingo, dia 02 dezembro, o título de campeão da 1ª Divisão do Campeonato Amador de Sumaré. A equipe bateu o Nacional AC, que havia chegado à fase final com a melhor campanha da competição. Também ergueram a taça no último domingo os atletas do Guarani Sumareense, campeões da 2ª Divisão. A equipe fez 2 a 1 no Beira Rio, que ainda não havia conhecido a derrota em todo o campeonato.
A partida entre Virgílio Basso e Nacional foi apitada pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza, do quadro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da FPF (Federação Paulista de Futebol). Na noite anterior, ele havia apitado o jogo entre Flamengo e Atlético- -PR, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Em campo, o Virgílio Basso não tomou conhecimento do adversário. Marcou duas vezes no primeiro tempo e completou o placar na segunda etapa, proporcionando ao público um verdadeiro espetáculo de futebol. O atleta Mayco Felix fechou a goleada no melhor estilo: em bola cruzada na área, ele dominou no peito e marcou de bicicleta. Mas não foi apenas o ataque do Virgílio Basso que brilhou: o goleiro Eduardo Alves da Silva também se consagrou o menos vazado da competição, com 12 gols sofridos, e foi fundamental na classificação da equipe para a finalíssima, defendendo dois pênaltis. Os artilheiros da 1ª Divisão foram Gabriel Leonardo da Silva, do Nacional AC, e Isaias dos Santos de França, do Camarões, com 9 gols marcados cada.
Já a final da 2ª Divisão foi apitada pelo árbitro Thiago Luiz Scarascati, também do quadro de arbitragem da CBF e da FPF. O jogo foi mais equilibrado. O Guarani abriu o placar logo no início da partida e só sofreu o empate nos minutos finais da primeira etapa, em gol de pênalti marcado pelo artilheiro Luan Henrique Prestes da Silva, que balançava as redes pela 13ª vez ao longo da competição. No segundo tempo, em um jogo mais truncado e com poucas chances claras de gol, o Guarani ficou novamente à frente do placar
também com um pênalti. Com a cobrança convertida, Ricardo Alexandre Brito de Oliveira, o Xandy, alcançou Luan na artilharia. Além de um dos artilheiros da competição, o campeão Guarani também teve o goleiro menos vazado da segundona, Marcel Ribeiro, com 12 gols sofridos. A equipe, que foi a campeã da 3ª Divisão no ano passado, promete dar trabalho aos demais times da 1ª Divisão em 2019.
“Nossos parabéns aos atletas do Virgílio Basso e do Guarani pelos títulos e a todas as equipes que abrilhantaram mais uma vez o tradicional Campeonato Amador de Sumaré, que visa proporcionar lazer e bem-estar não só aos atletas, mas também a todos os moradores que prestigiam o bom futebol. Ficamos muito felizes com a participação de times de todas as regiões do nosso município e em 2019 tem mais”, parabenizou o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
Ao todo, 20 equipes participaram de cada uma das duas divisões, envolvendo aproximadamente 1.200 atletas do município.
Acompanharam as finais o vice-prefeito Henrique Stein, os secretários municipais Paulo Sciascio Neto (Cultura, Esporte e Lazer), José Vilalon Filho (Comunicação) e Ricardo Zequin (Segurança), além dos vereadores Rubens Champam, Fabinho e Valdir de Oliveira.

VETERANOS
Agora, para concluir o Campeonato Amador de 2018, resta apenas definir o campeão da categoria Veteranos (atletas nascidos até 1984). A primeira fase da competição terminou no último sábado, dia 1º de dezembro, quando foram definidas as 16 equipes que farão as oitavas de final: Amível x Grêmio Maria Antonia, São Judas x Nacional Paraíso, América Paraíso x Canarinho, União Bom Retiro x EC Bom Retiro, Juventude Denadai x AC Matão, Unidos da Vila Picerno x União Bandeirantes, Nacional AC x EC Ipiranga, Paulistano x União 03 Vilas.
Amível, União Bom Retiro e Nacional AC possuem as melhores campanhas da primeira fase, com 10 pontos somados em quatro jogos: três vitórias e um empate cada.
Os horários e locais das oitavas de final ainda estão sendo definidos e poderão ser consultados no site www.esportesumare.com.br. O Campeonato Amador de Sumaré é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Veja Também

Hortolândia faz Festival de Ginástica Artística e Rítmica no sábado, dia 08

Alunos do Projeto Escolinhas Esportivas nas modalidades ginásticas artísticas e rítmicas fazem apresentação neste sábado ...