Prefeitura de Nova Odessa vai realizar testes rápidos para HIV

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa vai aderir ao movimento “Dezembro Vermelho”, mobilização nacional que busca a prevenção ao HIV, Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). No Dia Mundial de Luta contra Aids, comemorado em 1º de dezembro, sábado, as UBSs (unidades básicas de saúde) 2 (São Jorge), 3 (São Manoel) e 5 (Alvorada) estarão abertas, das 7 às 13 horas, para a realização de testes rápidos. A ação terá sequência também no próximo sábado, 8 de dezembro, nos mesmos locais e horário.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Ana Rúbia de Matos, o serviço não terá custo de horas extras aos servidores, que estarão compensando os horários de folga dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. “Aproveitamos esse banco de horas para oferecer mais saúde para nossa população”, explicou a coordenadora.
Ainda segundo ela, o teste rápido para HIV informa em poucos minutos se a pessoa é portadora ou não do vírus HIV. “Na rede pública, fazemos o teste em sigilo e temos todo o preparo para agir em caso de dar positivo. É confiável, seguro e pode ser feito por qualquer pessoa, mas é mais recomendado para pessoas do grupo de risco, como profissionais do sexo, moradores de rua, presidiários e usuários de drogas injetáveis.
Segundo o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, a ação tem “objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos dos pacientes”.

Veja Também

Prefeituras confirmam inscrições de 30 novos profissionais no ‘Mais Médicos’

Em Hortolândia e Monte Mor, todas as vagas abertas pela saída dos profissionais cubanos do ...