Mutirão de consultas atende 300 homens em N.O.

O mutirão de consultas com urologistas realizado na manhã do último sábado (24) no Ambulatório de Especialidades atendeu 300 homens, dentro da programação do Novembro Azul, que visa conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. Também houve atendimento com dentistas para prevenção do câncer bucal. Nesse caso, foram 30 consultas. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) acompanhou o mutirão. “Tive uma surpresa muito agradável ao acompanhar o mutirão de consultas com os urologistas no Ambulatório de Especialidades dentro do Novembro Azul: muitos homens procuraram atendimento, mostrando que sabem a importância de cuidar da saúde e que o câncer de próstata é muito sério”, disse o prefeito.
Vanderlei Cocato, secretário de Saúde, explicou que participaram todos os homens, moradores da cidade, a partir de 40 anos. “Os pacientes não precisaram fazer nenhum agendamento prévio para participar. Foi só comparecer ao Ambulatório portando a carteirinha, preencher a ficha e aguardar pelo atendimento”, explicou ele. O mutirão de consultas também serviu como reposição de horas para os servidores da Secretaria de Saúde, dentro do cronograma por conta do expediente mais curto nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
No mutirão, os pacientes passaram por consulta e, caso o médico identificasse a necessidade de exames complementares, como o PSA, foi feito o devido encaminhamento e orientações. “Infelizmente ainda há muito preconceito em relação aos exames de prevenção ao câncer de próstata. Este é o segundo câncer que mais mata e a conscientização e prevenção são o melhor remédio. Foi uma ação importantíssima e que pode, literalmente, salvar vidas”, afirmou Cocato.
A equipe do mutirão foi comandada pelo urologista José Lourenço Jorge Alvarenga. “O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens e tem cura se detectado em seu estágio inicial. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes. Por isso é necessário prevenir”, afirmou no médico.

Veja Também

Monte Mor ganha oficialmente duas novas Unidades de Saúde da Família

O prefeito Thiago Assis (MDB) inaugurou no último dia 04 de dezembro duas novas e ...