‘Mutirão da Próstata’ é no domingo na Praça Manoel de Vasconcellos

Iniciativa do Movimento Azul e Rosa de Sumaré, parceiros e patrocinadores vai oferecer 350 exames de sangue do tipo PSA

O mês é conhecido internacionalmente como o Novembro Azul, quando campanhas promovidas por órgãos públicos e iniciativas do Terceiro Setor conscientizam sobre a importância da Saúde do Homem – com foco no tipo de câncer que mais mata a população masculina, o de próstata. Por isso, neste domingo, dia 25 de novembro, o Movimento Azul e Rosa de Sumaré promove na Praça Central Manoel de Vasconcellos, em frente ao Laboratório Rebouças, um “Mutirão da Próstata”, que vai oferecer 350 exames de sangue gratuitamente.
A realização do mutirão de atendimento conta também com a Subseção de Sumaré da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Rotary Club Sumaré-Ação, Casa Apoio do Hospital Estadual de Sumaré e Associação Pró-Memória. A Prefeitura é parceira, através do Fundo Social de Solidariedade.
O patrocínio fica por conta do Laboratório Rebouças, Laboratório Alpha, Rodrigo Hilário Filmes e GoodBom Supermercados. Também apoiam a iniciativa a Fit Benazzi, Emiliana Silva Fotografia, Revista Villa Up, Choppódromo, Thais Galmacci, RR Decorações, Ângela Lemos Semijoias, Mary Kay, Pastifício Selmi, Studio Médico, Center Clínica e Faculdades Network. O Jornal Tribuna Liberal apoia através da divulgação da iniciativa em prol da Saúde do Homem.
“Teremos orientação para a Saúde com profissionais, atendimento jurídico pela OAB Solidária, alongamento e orientação para atividade física e o mais importante: o exame preventivo da próstata. Serão oferecidos até 350 exames. Para realizar, basta ser homem, morador de Sumaré e ter mais de 45 anos (a idade de início diminui para 40 anos caso tenha familiares que apresentaram câncer de próstata)”, adiantaram os organizadores.

ORIENTAÇÕES
Para realizar a coleta de sangue para a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), o interessado precisa atender às seguintes condições: não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias; não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias; não ter praticado equitação nos últimos dois dias; não ter usado supositório nos últimos três dias; não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias; não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias; não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos sete dias; não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias; não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias; e não ter mantido relações sexuais com ejaculação nas últimas 48 horas.
Além disso, o uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. No caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário, com exceção do jejum de três horas. “Pergunte aos homens da sua família e amigos se estão com o exame preventivo em dia. Uma vida não tem preço! Prevenir é Amar”, completaram os organizadores da iniciativa.

O EXAME
Segundo o Oncoguia.org.br, o exame de sangue de PSA (Antígeno Prostático Específico) é usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata. A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por mililitro (ng /mL) de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
Geralmente quando o câncer de próstata está presente o nível do PSA está acima de 4 ng/ml. Entretanto, um nível abaixo desse valor não significa que o câncer não esteja presente. Cerca de 15% dos homens com PSA abaixo de 4 ng/ml são diagnosticados com câncer de próstata na biópsia. Os homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance em 4 de ter a doença. Se o PSA se encontra acima de 10 ng/ml, a possibilidade de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Veja Também

Monte Mor ganha oficialmente duas novas Unidades de Saúde da Família

O prefeito Thiago Assis (MDB) inaugurou no último dia 04 de dezembro duas novas e ...