Instituto CCR e Ministério da Cultura trazem teatro móvel solar a Hortolândia

Com o patrocínio da CCR AutoBAn, Teatro a Bordo estaciona no Centro Cultural do Jardim Amanda, nos dias 08, 09 e 10 de novembro

Hortolândia recebe nesta quinta (08), sexta-feira (09) e sábado (10) um palco de teatro diferente. Ele é móvel – as apresentações acontecem em um conteiner – e sustentável – utiliza energia solar como fonte para a iluminação das atividades, que são variadas, como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e espetáculos de artistas locais.
Este é o Teatro a Bordo, primeiro teatro móvel solar do país, que tem o patrocínio do Instituto CCR, por meio da CCR AutoBAn – concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes e integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo -, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. As apresentações são gratuitas e acontecem no Estacionamento do Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”, na Rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.

PROGRAMAÇÃO
O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.
Inspirados nas trupes da commedia dell’arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.
As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.
O projeto Teatro a Bordo – De Sol a Sol é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, com o patrocínio da CCR AutoBAn, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais. O Instituto CCR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR, por meio de suas concessionárias.

Veja Também

Alunos acompanham lançamento do livro dos 150 anos de Sumaré

A Prefeitura de Sumaré, em parceria com a Editora Adonis, realizou na segunda-feira, dia 12 ...